Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Enfermeira diz que funcionários quebraram janelas em hospital no Rio

Uma enfermeira que estava no Hospital estadual Pedro II, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, contou que alguns funcionários, desesperados com a fumaça do incêndio que atingiu a unidade na manhã desta quinta-feira (14), chegaram a quebrar janelas do hospital. Por isso, eles teriam ficado feridos no braço. A Secretaria estadual de Saúde informou que o incêndio no Hospital Estadual Pedro II, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, teve início por volta das 11h30, e foi controlado por bombeiros em 30 minutos.


A enfermeira, que preferiu não se identificar, afirmou que estava com outras seis pessoas no setor de odontologia na hora do incêndio. “Ninguém sabia exatamente o que estava acontecendo, e aquela fumaça começou a sufocar todo mundo, nós entramos em pânico. Algumas colegas chegaram a quebrar os vidros das janelas e se cortaram”, disse. No entanto, a secretaria informou que não houve feridos.

Uma paciente grávida de sete meses que aguardava atendimento na maternidade também relatou momentos de desespero: “Estou até agora em estado de choque, a gente não sabia o que estava acontecendo, só percebemos quando a fumaça começou a invadir o ambiente, foi um horror”, contou Tainá Thaís, de 20 anos, que estava com a mãe.

Elaine Fernandes estava com o filho no setor de queimados do hospital. Ela contou que, na hora do incêndio saiu arrastando o filho, com algumas roupas dele.

Transferência de pacientes
A secretaria informou que, por prevenção, todos os pacientes que estavam internados nos setores da UTI, Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), UTI neonatal e UPC foram transferidos para hospitais da rede estadual porque o prédio está sem energia elétrica. A Rua do Prado está interditada e, em virtude da interdição, o trânsito segue lento nas proximidades, de acordo com a CET-Rio.

Ainda segundo a Secretaria, o fogo teve início no transformador da rede de energia elétrica que fica no subsolo do prédio e ficou restrito a apenas este setor. O incêndio não atingiu os andares superiores do prédio, mas a fumaça chegou aos andares inferiores da unidade. A causa do incêndio será determinada pela perícia.

Bombeiros dos quartéis de Santa Cruz, Campo Grande e de Itaguaí foram chamados para atender a ocorrência.

Segundo os bombeiros, um transformador explodiu e pegou fogo, causando um estrondo. Houve muita fumaça assustando os pacientes e funcionários no local. Eles ocupam todos os andares do prédio para orientar as pessoas e fazer um trabalho de checagem.

Segundo as primeiras informações de testemunhas, pessoas teriam ficado presas em elevadores.

A Polícia Militar informou que houve muita fumaça no local por causa da grande quantidade de isopor e gesso.

A Light informou que houve falta de energia em algumas ruas da região, mas o fornecimento já foi restabelecido. No entanto, o hospital continua sem luz.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet