Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Ministra Márcia Lopes comemora o Dia Mundial da Alimentação

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, comemorou o Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, na cidade de Mauá (SP) ao lado de quem produz a maioria dos alimentos consumidos pelas famílias brasileiras: os agricultores familiares.


Cerca de 600 pequenos produtores receberam a ministra na solenidade de encerramento da Semana Mundial da Alimentação, estabelecida pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) para ser celebrada no período de 11 a 17 de outubro. Para encerrar o evento, a ministra falou sobre a implantação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional na conjuntura atual e o reflexo dos programas de combate à fome na melhoria de vida da população do Brasil.




Ministra Márcia Lopes participou da solenidade de encerramento das comemorações do Dia Mundial da Alimentação promovido pela Secretaria de Segurança Alimentar do município de Mauá (SP).

Ela destacou a alegria de comemorar a data no momento em que o Brasil é reconhecido internacionalmente em função das políticas de combate à fome implantadas a partir de 2003, como o Fome Zero, que resultou na redução de 60% nos índices da mortalidade infantil e na retração de 12 para 4% na taxa de desnutrição.

A ministra lembrou que o Programa Bolsa Família tem sido fundamental para garantir o acesso à alimentação para mais de 12 milhões de famílias e que as pesquisas comprovam que, por meio do Programa, houve uma significativa melhoria na permanência de crianças na escola e no acesso às ações de saúde. “O Bolsa Família tem sido muito importante para garantir a segurança alimentar, mas não resta dúvida de que o Programa também foi fundamental para tirar as famílias mais pobres da invisibilidade. Hoje o estado garante a elas o direito de acesso a serviços públicos, melhorando assim a qualidade de vida das pessoas”, ressaltou.

Ela comemorou também o fato de ter sido aprovada uma Emenda Constitucional neste ano que assegurou o direito à alimentação. A ministra citou também como avanços no setor o processo de construção do Sistema Nacional de Segurança Alimentar – que vai coordenar as ações do setor – e a obrigatoriedade de assegurar que 30% dos alimentos destinados para a merenda escolar sejam comprados dos agricultores familiares. “Garantimos renda aos agricultores, compramos por um preço justo, distribuímos os alimentos para quem precisa e, assim, damos mais dinamismo ao mercado interno e à economia das cidades.”

Além dos agricultores familiares, a atividade contou também com a presença de representantes de entidades beneficiadas pelo Banco Municipal de Alimentos e pelo Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), ambos desenvolvidos com o apoio do MDS.

“O Brasil vive um momento em que as políticas sociais chegam a todos os brasileiros. Neste Dia Mundial da Alimentação, nós temos muito a comemorar. Estou particularmente feliz porque o Brasil está no caminho certo e hoje somos reconhecidos no mundo e pela Organização das Nações Unidas como um importante país que deu prioridade ao combate à fome e à pobreza.”
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet