Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Inscrições abertas para financiamento de pesquisas sobre desenvolvimento social

Estão abertas, até 8 de novembro, as inscrições para o processo seletivo para financiamento de pesquisas e estudos na área de avaliação de políticas de desenvolvimento social e combate à fome. Os projetos vencedores poderão solicitar financiamento de até R$ 60 mil, dentro do total de R$ 1,5 milhão. Cinco projetos serão selecionados.


Serão priorizados os trabalhos que tiverem estudos e avaliações de proteção e desenvolvimento social, vinculado a programas, ações e serviços do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), como foco. Os concorrentes devem apresentar propostas nos temas de assistência social; segurança alimentar e nutricional; Bolsa Família – estratégias para alívio e superação da pobreza; inclusão produtiva e integração entre serviços socioassistenciais.

Integrante do grupo responsável pela elaboração do edital, o secretário de Articulação para Inclusão Produtiva do MDS, Ronaldo Garcia, ressalta a importância do investimento em pesquisas na área da inclusão produtiva. “Ter tecnologias passíveis de ser dominadas é muito importante. Conhecer as potencialidades que não estão sendo exploradas hoje pelos segmentos econômicos mais organizados, e que poderiam gerar oportunidades para o nosso público, é igualmente fundamental, assim como prepará-los para o exercício dessas atividades. Há um conjunto enorme de potenciais não explorados”, argumenta.

O financiamento é resultado de parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e da Ciência e Tecnologia (MCT).

Requisitos – Os interessados em concorrer ao financiamento devem preencher todos os pré-requisitos estabelecidos no edital, além de possuir o título de mestrado ou doutorado, com curriculo cadastrado na Plataforma Lattes, e vínculo celetista ou estatutário com a instituição de execução do projeto. As propostas devem ser encaminhadas ao CNPq, por intermédio da Plataforma Carlos Chagas (http://carloschagas.cnpq.br/), até 8 de novembro. Os resultados serão divulgados no dia 13 de dezembro deste ano. A execução dos projetos deverá ter uma duração média de seis meses
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet