Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Cemitérios não venderão flores, velas e refrigerantes no dia de Finados

Para evitar tumultos e confusões, a concessionária Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, responsável pela administração de 13 cemitérios e um crematório, divulga algumas dicas para as visitas no dia de Finados, na próxima terça-feira, 2 de novembro. Em 2008, o cemitério São João Batista recebeu 800 mil visitas no período de finados.


A concessionária avisa que não será permitida a venda de refrigerantes, flores, velas, picolés, entre outros, no interior dos cemitérios. E que qualquer pagamento necessário deverá ser feito em cheque cruzado e nominal à “Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro”, mediante recibo de igual valor.

Os portões serão abertos às 6h e só serão fechados quando sair o último visitante. Mas, não será permitida a entrada de veículos no interior dos cemitérios. Os motoristas também devem estar atentos, pois a CET-RIO desviará o tráfego nas localidades próximas.

A Santa Casa faz alguns pedidos aos visitantes como não colocar água nas sepulturas para evitar a proliferação de mosquitos, e consequentemente da dengue. Também solicita às pessoas que não levem papéis celofane ou qualquer outro embrulho de flores, deixando-os no recipiente à porta de cada necrópole. Entre outros cuidados, pede-se para acender as velas no Cruzeiro ou em local previamente determinado pela administração do cemitério.

Para facilitar a ida por parte de crianças e idosos, a Santa Casa recomenda que a visita seja feita na véspera ou no dia posterior ao dia de Finados, quando o número de visitantes é menor e é permitido o ingresso de veículos. As crianças devem portar cartões de identificação, com nome e contato do responsável.

A segurança estará sob responsabilidade do Corpo de Segurança da concessionária, Polícia Civil e Militar, Defesa Civil, Guarda Municipal, escoteiros e Juizado de Menores.

Os funcionários da Santa Casa estão à disposição nas administrações dos cemitérios e devem portar obrigatoriamente crachás de identificação. Para ajudar na localização de sepulturas, basta fornecer o nome do falecido ou a data do sepultamento. As pessoas podem procurar informações também pela central de atendimentos de serviços funerários (0800-25-7007).

A Santa Casa administra os seguintes cemitérios: São João Batista, em Botafogo; São Francisco Xavier, no Caju; Inhaúma, Irajá, Ilha do Governador; Jacarepaguá; Realengo; Ricardo de Albuquerque; Campo Grande; Ilha de Guaratiba; Santa Cruz; Piabas; Ilha de Paquetá.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet