Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Madre Bárbara Maix é beatificada em cerimônia em Porto Alegre

A cidade de Porto Alegre recebeu na tarde deste sábado (6) a cerimônia de beatificação da madre Bárbara Maix (1818-1873), que reuniu milhares de pessoas no ginásio do Gigantinho.


A beatificação é uma das etapas da canonização. Trata-se de ato solene pelo qual um indivíduo falecido é inscrito no catálogo dos bem-aventurados, limitando a sua veneração pública a lugares específicos, diferentemente do culto irrestrito que se concede aos santos.

A partir da leitura de uma carta do papa Bento XVI, a madre Bárbara Maix tornou-se a primeira pessoa beatificada em cerimônia no Rio Grande do Sul. O representante do papa no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, leu o documento.

Bárbara Maix nasceu em 27 de junho de 1818, em Viena, na Áustria. Perseguida pela Revolução de 1848, mudou-se para o Rio de Janeiro e, um ano depois, fundou a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Dedicou-se ao atendimento a órfãos e filhos de escravos.

O milagre descrito para a beatificação foi a cura do menino Onorino Ecker. Queimado por brasas em 1944, o menino foi hospitalizado com queimaduras de terceiro grau e em estado de choque. Segundo o relato, após um médico dizer que "só um milagre" o salvaria, iniciou-se uma novena pela intercessão de Bárbara Maix. A criança se recuperou e deixou o hospital curada em 25 de julho.

Hoje com 69 anos, Onorino esteve presente à cerimônia de beatificação.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet