Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Brasil

TEDx: jornalista diz que a vida, como o tricô, é feita a mão

A jornalista, blogueira, roteirista e tuiteira Rosana Hermann falou no TEDxPortoAlegre, que aconteceu neste sábado na capital gaúcha, sobre as suas duas paixões: as palavras e os números. Pode parecer estranho encontrar uma jornalista apaixonada por números, mas se torna menos - ou mais, dependendo do ponto de vista - se levarmos em conta que ela é também pós-graduada em física nuclear.

A jornalista falou que desde criança brincava com os números e que eles são viciantes. "Os números são precisos e dão uma visão errada da vida. A gente se inspira nos números e acredita que pode sempre reproduzir as respostas certas, mas a vida não é assim", afirmou, para uma plateia lotada.

Rosana ainda brincou com os diferentes sistemas numéricos - decimal, binário e das horas e minutos. "Eu era criança e tinha 1,3 m. Achava que tinha um metro e meio. Foi frustrante quando eu descobri que na verdade o que eu tinha era um metro e meia hora", disse, levando os partipantes às gargalhadas.

Os risos, por sinal, foram a tônica da palestra da jornalista. Ao falar das palavras, disse que descobriu que também as amava, e as usa com prescisão. Ela falou que o sentimento se sedimenta quando se sabe o nome dele, e que o português não tem nome para alguns sentimentos que outras línguas tem. "Todos sabemos que as outras línguas não tem saudade, mas não temos nome para uma porção de sentimentos", afirmou. Entre os exemplos, a palavra inglesa "serendipity", que significa a alegria pela descoberta acidental de algo muito bom, como achar aquele óculos perdido há meses quando se está procurando a chave. E falou também sobre a paixão pela etimologia das palavras. E explicou algumas delas. "Rival não é inimigo. É apenas uma pessoa oposta a você pela margem de um rio. Faça uma ponte e seja amigo do seu rival", disse.

Rosana disse que os números sempre a ajudaram a fazer tricô, habilidade que inclui com orgulho em seu currículo. E descobriu também que as palavras tem tudo a ver com tricotar. A palavra texto, por exemplo, quer dizer tecido. Entre outras palavras que ligam o ato de escrever com o ato de tricotar, como linha, ponto, fio da meada, amarração do roteiro e trama da história.

Rosana desmanchou um tricô para demonstrar que o movimento que o fio faz é o mesmo que os olhos fazem na leitura de um texto. E disse que queria espalahar uma mensagem, totalmente dentro do clima do TEDxPorto Alegre: "assim como o tricô, a vida é feita. A muitas mãos".
TED e TEDx

O TED surgiu em 1984, na Califórnia - inspirado pelo arquiteto e designer gráfico Richard Saul Wurman, para quem a fusão das três disciplinas (Tecnologia, Entretenimento e Design) ajudava a dar forma ao mundo e impulsionava suas mudanças - como uma conferência anual de quatro dias reunindo ativistas, artistas, políticos e realizadores para dividir novas ideias, em palestras de no máximo 18 minutos. Em sua primeira edição, o TED demonstrou o novo computador Macintosh, a Sony apresentou o CD e o guru da inteligência artificial Marvin Minksy desenvolveu um novo e poderoso modelo da mente. Mas o sucesso não foi o esperado, e apenas seis anos depois se realizou a segunda edição. A partir daí o TED não parou mais, inclusive de crescer, gerando eventos semelhantes, embora autônomos, em diversos lugares do mundo. São os TEDx, com o mesmo espírito e formato, em palestras curtas para expor teorias, experiências e pensamentos que possam inspirar um mundo melhor. O "x" marca a independência do evento. No Brasil, já houve edições do TEDx em São Paulo, no Rio de Janeiro e na Amazônia.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet