Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Tornozeleiras ajudam a monitorar presos no estado de São Paulo

O governo de São Paulo testou o uso de tornozeleiras eletrônicas em presos que tiveram o benefício da saída temporária no fim de ano. O objetivo é reduzir o número dos que não voltam para os presídios.


Eles saíram da cadeia pela porta da frente e até agora não voltaram. Dos 23 mil que foram liberados no estado de São Paulo, 1,6 mil desapareceram.

“Evidentemente que não era o que nós esperávamos. Esse número foi muito além do esperado por nós”, diz o promotor de Justiça Marcelo Orlando Mendes.

O número assusta, mas poderia ser menor. Pela primeira vez, foram colocadas tornozeleiras eletrônicas para monitorar cada passo dos presos. O problema é que nem todos receberam o equipamento.

O sistema ainda está sendo implantado, mas já deu resultado. O índice geral de presos que não voltaram para a cadeia ficou em 7,1%. Entre os 3.944 que usavam a tornozeleira foi de 5,7%. Ou seja, se todos fossem monitorados, e a média se mantivesse a mesma, neste momento, haveria 340 criminosos a menos nas ruas de São Paulo.

“O preso que é beneficiado com a saída temporária e não retorna ao estabelecimento penitenciário é considerado foragido. Ele perde o beneficio do regime semiaberto, vai para o regime fechado e não tem mais direito à saída temporária”, explica o promotor.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet