Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Brasil

VISITANDO

'Não tem nada a ver com pobre ou rico', diz Cabral sobre tragédia no RJ

O governador do Rio, Sérgio Cabral, visitou, durante 30 minutos, as áreas atingidas pelas chuvas no Vale do Cuiabá, em Itaipava, distrito de Petrópolis, na Região Serrana

O governador do Rio, Sérgio Cabral, visitou, durante 30 minutos, as áreas atingidas pelas chuvas no Vale do Cuiabá, em Itaipava, distrito de Petrópolis, na Região Serrana, na tarde desta sexta-feira (14). Acompanhado de uma comitiva formada por assessores e seguranças, o governador percorreu um trecho de van e só desceu no final da estrada do bairro onde avistou muitas casas e carros soterrados. O número de mortos em decorrência das chuvas na Região Serrana já passa de 500.


"Não tem nada a ver com pobre ou rico. É provável que cada vez mais essas ocupações irregulares provoquem danos à natureza que causam esse tipo de tragédia. Agora é hora de solidariedade e trabalhar pela recuperação, e principalmente a limpeza dessa região" disse ele.

Cabral comentou que nunca tinha visto nada igual, e que era a maior tragédia do solo nos últimos tempos. Ele também afirmou que "não é hora de buscar bodes expiatórios".

Durante a visita, ele esteve acompanhando do prefeito da cidade, Paulo Mustrangi, e de secretários do município.

"Antecipamos a abertura do orçamento para dar apoio ao município. Os repasses de verbas já estão sendo feitos. A presidente Dilma ofereceu todo apoio do governo federal. A hora não é de olhar no retrovisor, mas de resgatar as pessoas que ainda estão com vida. Precisamos juntos superar essas adversidades", disse o governador.

Sem sair do carro, Cabral passou por áreas que foram completamente devastadas pela chuva, principalmente na localidade conhecida como Buraco do Sapo, onde dezenas de casas foram destruídas pelas águas do Rio Santo Antônio.

Criada Central de Desaparecidos

O prefeito de Petrópolis confirmou que até o começo desta tarde existem 22 pessoas desaparecidas no município. Segundo Mustrangi, a Coordenação de Ação Emergencial de Petrópolis montou uma Central de Desaparecidos para poder obter informações seguras sobre as vítimas da tragédia.

“Dessa forma, poderemos ouvir parentes e pessoas mais chegadas às famílias, que tenham a convicção de que alguma pessoa está desaparecida”, ressaltou o prefeito. “Com a ajuda da família, será mais seguro identificar a localização das casas desaparecidas e das próprias pessoas, e, a partir daí, mobilizar equipes para uma operação de resgate”, complementou Mustrangi.

O prefeito informou que aguarda o governador Sérgio Cabral para percorrer os lugares mais afetados pelas chuvas em Itaipava, distrito de Petrópolis.

Quem quiser localizar alguém da família que está desaparecido, pode procurar um representante da prefeitura em qualquer lugar de Petrópolis. A pessoa será encaminhada à Central de Desaparecidos, para fazer um cadastro e iniciar as buscas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet