Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Polícia encontra bolivianos em situação análoga à de escravos em SP

A Polícia Militar encontrou na manhã desta sexta-feira (4) três bolivianos em situação análoga à de escravos em uma lavanderia no bairro do Cursino, Zona Sul de São Paulo. Os policiais foram ao local após um dos estrangeiros denunciar a prática. Os três bolivianos, dois homens e uma mulher, com idades entre 20 e 22 anos, estavam no local havia oito meses.


Segundo a PM, um deles conseguiu ligar para o serviço de emergência e pedir socorro. Após serem encontrados, eles informaram que chegaram ao Brasil com a promessa de receber US$ 400 por mês para trabalhar na lavanderia. No entanto, os jovens disseram que trabalhavam sem hora de descanso e refeições, que eram impedidos de sair do local e que jamais receberam dinheiro algum pelo serviço.

A mulher, de acordo com a polícia, dormia no chão de um quarto e ainda era obrigada a fazer a faxina e os serviços domésticos da casa.

Durante a operação, uma mulher que, de acordo com a polícia, é filha dos proprietários da lavanderia, foi levada para a delegacia. Os pais dela, que também são bolivianos, estão em viagem pelo país vizinho. Segundo a PM, ela não quis se pronunciar no momento da prisão.

Os resgatados disseram que os patrões foram ao país para aliciar mais trabalhadores. Os dois jovens bolivianos pretendem voltar para o país natal. Já a mulher deseja permanecer no Brasil. Os três, no entanto, serão obrigados a regularizar a situação no país.

Na lavanderia, foi apreendida ainda uma arara sem licença do Ibama. A Polícia Ambiental foi acionada e fez a remoção do animal.

A filha dos donos da lavanderia foi encaminhada à sede da Polícia Federal, na Lapa, Zona Oeste da capital, onde é regsitrada a ocorrência.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet