Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Ocupada por sem-teto, escola não inicia as aulas na região de Curitiba

A escola municipal Heinrich de Souza, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, não pode começar o ano letivo, nesta terça-feira (8). A escola está ocupada por 30 famílias de sem-teto, desde dezembro de 2010. De acordo com o prefeito de Piraquara, Gabriel Jorge Samaha, conhecido como Gabão, a prefeitura tinha feito um acordo com os ocupantes para que eles saíssem do local até 15 de janeiro. A previsão é que as aulas comecem na semana que vem.


O grupo faz parte do montante de quase 400 famílias que ocupavam irregularmente uma área de manancial no bairro Guarituba, em Piraquara. Em dezembro de 2010, mil policiais cumpriram mandato de integração de posse obrigando as famílias a saírem do local. De acordo com informações da prefeitura, aproximadamente 330 famílias voltaram para suas cidades de origem ou foram morar em outro local. Mas 70 não tinham para onde ir ou condições financeiras para pagar aluguel. A gestão municipal decidiu, então, abrigá-las na escola municipal Heinrich de Souza.

A prefeitura de Piraquara recorreu à Justiça solicitando um mandato de reintegração de posse. O prefeito Gabão estima que na próxima sexta-feira (11) saia o parecer judicial. Neste período, as aulas estão suspensas. O prefeito garantiu que o impasse não vai trazer prejuízo curricular para os alunos porque as aulas vão ser repostas.

A diarista Claudia da Silva está alojada na escola com o marido, seis filhos e um neto. Ela disse que não tem para onde ir. “Agora o nosso destino é rua. Se der para fazer um barraco, nós vamos fazer”, disse.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet