Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Documentos encontrados em operação reforçam denúncia de recebimento de propina pela Draco

O chefe da Polícia Civil, Allan Turnowski, afirmou nesta segunda-feira (14) que, durante devassa na Draco (Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais), foi descoberto que o titular da unidade, delegado Cláudio Ferraz, arquivou um inquérito sobre fraudes de licitação na Prefeitura de Rio das Ostras, no Norte Fluminense, dois dias após ter aberto a investigação.


Ele declarou que, no domingo, recebeu uma denúncia de que a investigação tinha sido arquivada por suposto recebimento de propina. De acordo com o delegado, na ocasião, ele recebeu a original de um registro de ocorrência feito no dia 16 de agosto do ano passado determinando a abertura de inquérito sobre fraudes em licitações, assinado pelo próprio Ferraz.

Segundo Turnowski, a delegacia também arquivou um procedimento para abertura de um inquérito após receber trechos de escutas telefônicas da PF (Polícia Federal) que falam que os agentes da unidade receberiam uma “merenda” (suposta propina) de integrantes da máfia dos produtos piratas de São Paulo, em 2008.

Durante a vistoria na Draco, Turnowski afirmou que foram achadas seis armas, sendo três revólveres, uma pistola e duas escopetas que, segundo ele, não tinham documentação de auto de apreensão.

Turnowski afirmou ainda que foram encontrados dois inquéritos sobre irregularidades cometidas por um prefeito da cidade de Japeri, na baixada Fluminense, e que estão parados há mais de um ano. As investigações estão a cargo de um mesmo inspetor.

As supostas irregularidades serão apuradas pela Corregedoria da Polícia Civil. O corregedor Gílson Emiliano acompanhou a devassa. Ele disse que a delegacia continuará fechada para novas investigações.

Sobre a situação de Ferraz, Turnowski afirmou que ele está sendo transferido para a Secretaria de Segurança Pública e não poderia tomar partido. Caso ele continue na Polícia Civil, o delegado disse que Ferraz responderá a uma investigação.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet