Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Brasil

UFRJ pede ajuda à sociedade para reconstruir capela destruída pelo fogo

Foto: Divulgação

UFRJ pede ajuda à sociedade para reconstruir capela destruída pelo fogo
Um dia após ser atingida por um incêndio, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) convocou nesta terça-feira (29) a sociedade brasileira para ajudar na reconstrução da capela de São Pedro de Alcântara. A igreja e um auditório foram completamente destruídos pelo fogo.


Em nota, a UFRJ informou que "o Palácio da Praia Vermelha não é propriedade sua, mas de toda a sociedade brasileira e da cidade do Rio de Janeiro em particular". E, para que a reconstrução seja possível, "é preciso o envolvimento de toda a sociedade. Nesse sentido conclamamos todas as forças vivas da cidade e do país – cidadãos, autoridades públicas, empresários, ex-alunos e ex-usuários do prédio - para que, juntos, iniciemos a luta imediata pela reconstrução da Capela e seu entorno".

Ainda em nota, a universidade declarou que instituições como o Ministério da Educação, o Ministério da Ciência e Tecnologia, o Governo do Rio de Janeiro e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) já manifestaram sua intenção de apoiar a recuperação das perdas sofridas.

Causas do incêndio
Na segunda-feira (28), durante o trabalho dos bombeiros para conter as chamas, alunos e funcionários da universidade apontaram que o fogo teria começado em uma obra de restauração do prédio da UFRJ.

Peritos da Polícia Federal realizaram nesta terça-feira (29) a perícia no prédio atingido pelo incêndio.

Em nota, a UFRJ informou que, "caso haja indícios de negligência por parte da empresa, a Universidade se reserva ao direito de procurar obter na Justiça a reparação indispensável".

Aulas voltam na segunda-feira
Segundo a UFRJ, as aulas para os cursos da Escola de Comunicação, das faculdades de Administração, Ciências Contábeis e Educação e do Instituto de Economia só voltarão ao normal na próxima segunda-feira (4). A suspensão das aulas se dá por motivos de segurança, de acordo com a própria universidade.

Nos próximos dias, o Corpo de Bombeiros terminará seu trabalho de rescaldo e serão testadas as condições estruturais do prédio e a rede elétrica. Ainda segundo a UFRJ, as atividades dos cursos que funcionam em outras áreas do Campus da Praia Vermelha já voltaram ao normal.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet