Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Brasil

UFRJ diz que prefeitura vai doar R$ 4 mi para recuperar capela incendiada

A assessoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) confirmou, na tarde desta quarta-feira (30), que a prefeitura do Rio vai doar R$ 4 milhões para as obras de reconstrução da capela de São Pedro de Alcântara, que foi completamente destruída durante incêndio em prédio no campus da Praia Vermelha, na segunda-feira (28). Um auditório também foi totalmente destruído pelo fogo.


Segundo a assessoria, ainda não é possível definir o valor do custo das obras de recuperação do prédio atingido. Na terça-feira, a universidade pediu ajuda à sociedade para as obras de reconstrução da igreja.

A Defesa Civil fez uma vistoria nesta quarta-feira para avaliar as condições estruturais do prédio e vai informar quais áreas no campus terão que seguir interditadas, informou a assessoria.

Defensoria vai intimar reitoria a fiscalizar prédios históricos


Na terça-feira (29), a Defensoria Pública da União anunciou que iria intimar a reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a vistoriar, a partir da semana que vem, todos os imóveis tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A assessoria da UFRJ informou, nesta quarta-feira, que o reitor já está fazendo contatos com a Defensoria para tratar da questão.

Causas do incêndio
Na segunda-feira (28), durante o trabalho dos bombeiros para conter as chamas, alunos e funcionários da universidade apontaram que o fogo teria começado em uma obra de restauração do prédio da UFRJ.

A Polícia Federal realizou na terça-feira (29) uma perícia no prédio atingido pelo incêndio.

Em nota, a UFRJ informou que, "caso haja indícios de negligência por parte da empresa, a Universidade se reserva ao direito de procurar obter na Justiça a reparação indispensável".

Aulas voltam na segunda-feira
Segundo a UFRJ, as aulas para os cursos da Escola de Comunicação, das faculdades de Administração, Ciências Contábeis e Educação e do Instituto de Economia só voltarão ao normal na próxima segunda-feira (4). A suspensão das aulas se dá por motivos de segurança, de acordo com a própria universidade.

Ainda segundo a UFRJ, as atividades dos cursos que funcionam em outras áreas do Campus da Praia Vermelha já voltaram ao normal.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet