Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Após temporal, previsão é de chuva moderada nesta manhã no Rio

Foto: Reprodução/TV Globo

Pedra fecha tráfego em estrada; técnicos trabalham na desobstrução

Pedra fecha tráfego em estrada; técnicos trabalham na desobstrução

O Rio de Janeiro foi atingido na noite de segunda-feira (25) e na madrugada desta terça-feira (26) por um temporal que afetou principalmente a Zona Norte da capital fluminense. Os bombeiros informaram ter resgatado um corpo nas imediações da Praça da Bandeira. Além de ter alagado bairros, as chuvas causaram a interdição da Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá por causa do deslizamento de uma pedra. A previsão é de mais chuva nesta manhã.


A cidade entrou em estágio de atenção, de acordo com boletins do Alerta Rio. Segundo o órgão, há possibilidade de chuva moderada a ocasionalmente forte nas próximas horas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que a previsão para esta terça-feira é de tempo parcialmente nublado, passando a nublado, mas com pancadas de chuvas isoladas.

O Alerta Rio informa que a chuva forte que atingiu o Rio na noite de segunda-feira (25) e na madrugada de terça-feira (26) acumulou 274 mm, em um período de nove horas, apenas na estação pluviométrica Tijuca/Muda. A mesma estação registrou, às 21h de segunda, o terceiro maior pico de chuva desde a criação do Alerta Rio, em 1997, com um acúmulo de 99,6 mm de chuva por hora.

As estações pluviométricas com maior incidência de chuva nas últimas 24h foram: Tijuca/Muda (274,2 mm), Tijuca (218,2 mm) e Grajaú (185,0 mm), na Zona Norte.

Risco de escorregamento
O Centro de Operações informa que a probabilidade de escorregamento é muito alta nas encostas da região da Grande Tijuca, Andaraí, Lins, Grajaú, Rio Comprido e Alto da Boa Vista. A orientação da Defesa Civil é para que as pessoas que moram em áreas de risco se dirijam a pontos de apoio em locais seguros e permaneçam lá até a chuva parar.

A Defesa Civil do Rio registrou quatro deslizamentos de terra na noite desta segunda em favelas da Zona Norte, durante a chuva forte que atingiu a cidade. Segundo o Centro de Operação da Prefeitura do Rio, os deslizamentos aconteceram nas comunidades JK, Borel, Andaraí e Chacrinha. Não houve vítimas.

Pedidos de ajuda
Segundo o Centro de Operações da Prefeitura, a Defesa Civil recebeu 78 chamados entre 19h de segunda-feira e 04h30 desta terça-feira (26). Devido ao risco de novos desabamentos, as sirenes de alerta instaladas nas áreas próximas a encostas foram acionadas em nove morros.

O prefeito Eduardo Paes acompanhou os trabalhos das equipes da Defesa Civil no Centro de Operações, na Cidade Nova, no Centro. Paes pediu paciência aos moradores e alertou para que as pessoas evitem se deslocar durante o temporal.

Descarga elétrica
Ainda na Tijuca, uma mulher foi atingida por uma descarga elétrica na Rua Conde de Bonfim. Bombeiros do quartel da Tijuca foram acionados para o local. De acordo com a corporação, a mulher foi levada para o Hospital do Andaraí, também na Zona Norte. Ainda não há informações sobre o seu estado de saúde. A polícia ainda apura as causas do acidente.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet