Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Benedito Domingos avalia retorno à Câmara na segunda, diz assessoria

Após duas tentativas de notificar o deputado distrital Benedito Domingo (PP), o corregedor da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Wellington Luiz (PSC) afirmou nesta sexta-feira (29) ter recebido uma ligação do colega explicando a ausência da cidade. A Corregedoria da Casa recebeu ação contra ele por quebra de decoro.


“Ontem [quinta-feira (27)], o deputado me ligou de Goiânia dizendo que estava disposto a colaborar e que não vai criar embaraços ao processo. Disse que retornaria hoje [nesta sexta], mas ainda não me procurou”, disse o corregedor, às 17h. A assessoria de Domingos, no entanto, afirmou que ele só deve retornar à cidade neste sábado ou no domingo.

Domingos é acusado de formação de quadrilha e de beneficiar parentes em licitações públicas no período em que foi administrador de Taguatinga, entre 2007 e dezembro de 2008. Em nota divulgada há cerca de 15 dias, em uma das poucas manifestações sobre o caso, Domingos negou irregularidades.

Wellington Luiz afirmou que, se Domingos não tive entrado em contato, ele iria fazer a intimação por edital publicado no “Diário Oficial da Câmara Legislativa”. Segundo o corregedor, não há previsão legal de sanção para o fato de o deputado não ter sido encontrado para receber a notificação.

A assessoria de imprensa de Domingos informou que ele estaria em Goiânia (GO) para um evento da igreja evangélica Assembleia de Deus. O parlamentar está licenciado da Câmara Legislativa do DF desde 30 de março para exames e tratamento de uma lesão no ombro.

A licença médica termina neste sábado (30), mas o retorno do deputado ao trabalho ainda é incerto. Segundo a assessoria, médicos ainda vão avaliar se ele tem condições de retomar as atividades na Câmara.

Após a intimação, que deve acontecer na próxima segunda (2), Domingos terá dez dias para apresentar sua defesa. Terminada esta etapa, o corregedor levará 15 dias para elaborar um relatório em que pode recomendar a abertura ou não de investigação contra Domingos.

O corregedor lamentou o impacto das acusações contra o parlamentar na imagem dos deputados que compõem a Câmara na nova legislatura. “O fato em si já desgasta a Casa, lamentavelmente, mesmo tendo acontecido na legislatura anterior. O rito está sendo cumprido. Não aguardei nem 24h para notificá-lo. Por parte da corregedoria, fizemos nossa parte”, disse Wellington Luiz.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet