Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Mais de 10 mil candidatos tentam 300 vagas e geram tumulto em Salvador

Na véspera do Dia do Trabalho, mais de dez mil pessoas enfrentaram fila para conseguir vaga em uma rede de supermercado em Salvador. Neste sábado (30), candidatos invadiram a loja, que teve que suspender a seleção.


Cerca de 160 pessoas são entrevistadas por semana nesta mesma rede e apenas dez são aprovados para uma segunda etapa de seleção.

As vagas foram anunciadas em jornais e balcões de emprego. A gerência de recursos humanos da rede de supermercados se preparou para atender duas mil pessoas neste sábado (30). Esse era o número de senhas que seriam distribuídas, mas de acordo com funcionários da loja, por volta das 6h deste sábado, cerca de dez mil pessoas já esperavam atendimento. Algumas até dormiram na fila que chegou a três quilômetros do sueprmercado, que fica na região do Iguatemi, na capital baiana.

Os funcionários do supermercado disseram ainda que houve tumulto e confusão quando os portões foram abertos para iniciar o atendimento. A gerência do supermercado decidiu, então, mudar a estratégia para preecher as vagas de emprego.


Funcionárias tiveram trabalho com currículos
(Foto: Reprodução/TV Bahia)"Ao invés de atender hoje duas mil pessoas no processo seletivo, nós tivemos que pegar todos os currículos para que o tumulto não se tornasse maior. A gente vai entrar em contato com todas elas no telefone que tem no currículo", explica a gerente de Recursos Humanos da loja, Débora Abemhaime.

A sala que foi preparada para entrevistar os candidatos acabou sendo usada apenas para organizar os currículos. Com a confusão, muita gente desistiu da vaga e saiu da fila. Mesmo assim, foram entregues quase três mil. O supermercado tem 300 vagas distribuídas nas funções de caixa, repositor, ajudante de reposição, fiscal e segurança.

A rede está sempre selecionando profissionais para preencher diversas vagas dentro das lojas. Chegam a ser 160 entrevistas todos os dias. Deste total, apenas dez são aprovados para uma segunda etapa da seleção.

Para o especialista em Recursos Humanos, Vistoriano Garrido, o problema é a falta de preparo de quem quer conseguir um emprego. “Para trabalhar em supermercado e nessa área de comércio de rede, ele precisa muito ter disponibilidade, disposição e gostar de gente, porque é um trabalho que interage muito com o público. É importante que ele tenha esse perfil e coisas que valem para qualquer profissão, que ele tenha atitude, que ele tenha comprometimento", completa o especialista.

Lucivânia dos Santos está desempregada há três anos e também enfrentou a fila para tentar uma das vagas na rede de supermercado. “Eu cheguei aqui 4h30 da manhã, consegui entregar meu currículo e tô esperando que venha esse emprego pra mim”, diz Lucivânia.

A busca por um emprego é a realidade de muitos jovens que tentam entrar no mercado de trabalho. Segundo os especialistas, é importante observar as áreas onde é mais fácil fazer uma carreira.

”A área técnica tá muito forte, a área de serviço, a área do comércio, principalmente se você se qualifica, porque é uma área que tem muita gente, mas tem essa característica, gente com baixa qualificação. Então, na medida que a gente se qualifica a gente cria um diferencial pra gente que acaba sendo um diferencial pra gente conseguir um emprego”, finaliza o especialista em RH Vistoriano Garrido.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet