Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Chuva prejudica ação de combate ao mosquito da dengue no Rio

As ações de combate ao mosquito da dengue programadas para este sábado (14) pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio foram prejudicadas pela chuva.


Até o início da noite deste sábado os agentes não tinham conseguido contabilizar quantas áreas deixaram de ser atendidas. Mesmo assim a assessoria de imprensa da secretaria informou que o programa não vai ser prejudicado e que as ações vão seguir o plano original. Na próxima segunda-feira (16) começa o uso do fumacê no combate ao mosquito.

Neste sábado 1.400 profissionais foram mobilizados para fazer um mutirão. Além de orientar a população e pulverizar o larvicida, os agentes também fizeram coleta do material que poderia servir de criadouro para o mosquito da dengue, como copos, garrafas e tampinhas de garrafas.

Jovens têm mais riscos

A disseminação do vírus da dengue entre a população jovem com a volta do vírus tipo 1 no Estado do Rio de Janeiro tem preocupado as autoridades de saúde, segundo o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde do Rio, Alexandre Chieppe.

O vírus tipo 1 não era detectado desde meados da década de 1980, mas reapareceu no ano passado. Com isso, jovens, crianças e adolescentes, que nasceram após esse período, não têm imunidade ao vírus, ficando mais suscetíveis à doença.

- As pessoas que nasceram no final da década de 80 não têm imunidade. É uma população muito grande suscetível ao vírus.

Segundo Chieppe, do total de casos investigados pela secretaria apenas 4% tiveram complicações e 1% foram considerados graves.

Outra preocupação é com os municípios da Baixada Fluminense, Niterói e São Gonçalo, cidades onde a grande densidade populacional aumenta o risco de contaminação da dengue, que atinge seu pico nos meses de março e abril.

O Rio de Janeiro está entre os 16 estados com alto risco de epidemia de dengue, segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet