Olhar Direto

Terça-feira, 25 de junho de 2024

Notícias | Brasil

Helicóptero lança biocida em rio para matar larva de pernilongo em SP

A Secretaria Municipal da Saúde aplicou cerca de 300 quilos de um biocida no Rio Pinheiros, em São Paulo, usando um helicóptero, neste sábado (18). A substância mata as larvas do mosquito culex - o pernilongo. É a primeira vez que usam uma aeronave na aplicação do produto, que era feita com o auxílio de barcos. O objetivo é dar agilidade à tarefa e chegar a locais em que o barco não consegue navegar, como as represas Guarapiranga e Billings e a várzea do Rio Tietê.


O produto granulado importado dos Estados Unidos é feito à base de milho. O biocida foi colocado em uma cesta de metal, no formato de um funil, do lado de fora do helicóptero para e foi jogado durante o voo, a dez metros de altura. O biocida não mata o mosquito aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue.

Segundo Ana Cláudia Mori, gerente do Centro de Controle de Zoonozes, o produto evita o surgimento de pernilongos, porque a larva do inseto come o biocida e morre. Segundo ela, não há risco para a população.

A Secretaria da Saúde vai fazer testes para ver se a quantidade de larvas e de pernilongo vai diminuir com o novo método. Os custos com o helicóptero foram bancados pela empresa americana que tem a tecnologia da aplicação aérea do biocida.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet