Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de julho de 2024

Notícias | Brasil

RJ deixou de descartar 600 milhões de sacolas em 2010, diz secretaria

No aniversário de um ano da Lei das Sacolas Plásticas, o estado do Rio de Janeiro deixou de descartar inadequadamente no meio ambiente 600 milhões de sacos, dos 2,4 bilhões produzidos no ano passado. O anúncio foi feito pelo secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, nesta sexta-feira (15).


Segundo o secretário, a meta é dobrar o índice de redução de sacolas plásticas distribuídas a consumidores, de 25% para 50% em dois anos.

Minc participou de uma operação para fiscalizar a aplicação da lei em supermercados da Tijuca, na Zona Norte do Rio. Segundo o secretário, que é o autor da lei, ela não proíbe, mas visa estimular o consumo consciente, com a redução do uso de sacolas descartáveis. Apesar de ter conseguido uma redução importante dos sacos em um ano, o número ainda não é considerado ideal.

“O Rio distribuía cerca de 2,4 bilhões de sacolas por ano. Uma redução de um quarto significa menos 600 milhões de sacolas no meio ambiente, em rios, lagoas, canais. Isso é expressivo, pois representa menos inundações, menos gente perdendo tudo, menos tartaruga com plástico na garganta, menos R$ 30 milhões para dragar os rios entupidos de plásticos”, explicou Minc.

Durante a blitz, que também foi feita em outros supermercados da região por fiscais da Coordenadoria de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca), foram distribuídos panfletos informativos sobre a lei, e sacolas retornáveis para consumidores.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet