Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Técnica de plantio diferente traz mais produtividade para agricultor baiano

Uma técnica de plantio diferente da adotada pela maioria dos cacauicultores no sul do Estado está trazendo mais produtividade para um agricultor de Porto Seguro no extremo sul da Bahia.


Tradicionalmente, o cacau é plantado em meio à mata nativa para aproveitar o sombramento da copa das árvores.No tabuleiro irrigado, as mudas são plantadas em terras devastadas por outras culturas, como a do mamão. Em uma propriedade de Porto Seguro, administrada por oito irmãos, há 283 hectares do cacau de tabuleiro. Eles foram um dos primeiros a usar a nova prática na região. Mas antes tiveram quer visitar outras propriedades cacaueiras do sul da Bahia e do Equador.

De acordo com o produtor rural Pedro Lembrance, no Equador eles encontraram semelhanças com a produção da Bahia. “Plantio a pleno sol, só que lá eles têm um clima diferente daqui, fica praticamente nublado o tempo todo, e áreas de cacau, só cacau, sem consorciamento, sem ser no meio de área de mata, que tem muito na região aqui”, explica.
saiba mais

Mais de 6 mil animais estão expostos na Expoagro

Na cultura de tabuleiro irrigado, a plantação é na estaca enraizada, mais conhecida como muda clonal, resistente ao fungo da vassoura de bruxa. Neste novo tipo de manejo, o produtor faz a ferti-irrigação da plantação, três vezes por semana. “A gente usa o sistema de irrigação por gotejamento e o sistema de nutrição da planta é via ferti-irrigação. A rede já injeta água na planta com nutrientes juntos três vezes por semana. E, se precisar, a gente faz só irrigação, fora dessas três vezes”.

Na época do plantio as mudas de cacau são plantadas em consórcio com as mudas de banana, em inicio de produção. As duas culturas ficam plantadas juntas por mais dois anos e meio. As folhas da bananeira ajudam no sombreamento das mudas de cacau e funcionam como um quebra vento. O processo em que as flores se transformam em frutos, tem alta produtividade. Na safra de 2010 a área de plantação do cacau multiclonal produziu 166 arrobas por hectare e na de mudas cepec, 236 por hectare, enquanto a média nacional é de 20 por hectare.

“O que eu avalio é que é em função do manejo, todas as nossas plantas são de variedades resistentes a vassoura, então não temos perdas. Temos também o manejo de adubação, manejo de irrigação, manejo de poda, então muitos fatores ajudam a conseguirmos chegar nessa produtividade. Nossa produtividade é acima da produtividade nacional, mas nosso custo também é alto”.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet