Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Capixabas estão entre recrutas internados após curso de fuzileiro

Um capixaba está entre os 57 recrutas internados depois de iniciarem o Curso de Formação de Fuzileiros Navais, no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela (CIAMPA), em Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Leonardo Gama Rodrigues, de 22 anos, é do Espírito Santo e está internado desde quinta-feira (18).


Segundo o irmão de Leonardo, Leando Gama, pelo menos, 14 capixabas estão internados, mas ainda não há o número confirmado pela Marinha. Ele ainda diz que o estado de saúde de Leonardo é pior. "Ele contraiu uma bactéria e o estado dele é deprimente. Encontrei ele todo entubado, respirando com a ajuda de aparelhos, ele não fala, mal mal pisca o olho. Meu irmão está em coma e toda família está chocada", relatou Leandro.


De acordo com o irmão do militar, o último contato foi feito na quarta-feira (17). Leonardo falou com a avó por telefone e disse que estava com muita saudade, mas só poderia voltar ao estado depois de 45 dias devido ao treinamento. "Já na quinta-feira o capitão Andreson Reis ligou dizendo que precisávamos ir ao Rio de Janeiro por que meu irmão estava internado na UTI", contou o irmão.

Leandro Gama disse que houve abuso durante os treinamento físicos. "Um dos cadetes internados está com insuficiência renal e pode perder um dos rins. Ele disse aos pais que durante os exercícios físicos ninguém podia tomar água, ele estava há dois dias sem beber nada de líquido", detalhou. O irmão do capixaba disse ainda que a Marinha do Brasil não deu nenhuma assistência para a família dos pacientes. A avó do rapaz está de favor na casa de um cadete carioca, que também está internado.

"Além do meu irmão tem mais quatorze capixabas internados. Dez são de Vitória e quatro de Vila Velha. A médica disse que ele corre risco de vida e que pode ser os últimos dias dele. É um sonho que se tornou pesadelo. Desde 2007 ele vem se preparando, tinha emprego aqui no estado e largou tudo para se dedicar a carreira militar. Era um sonho que hoje pode fazer ele perder a vida. Espero que ele saia desta", desabafou o irmão.

Confirmação
O Comando do 1º Distrito Naval confirmou a internação dos militares e disse que, no início da semana passada, foram identificados alguns casos de síndrome respiratória em alguns recrutas. Informou ainda, que o militares foram encaminhados ao Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD) para confirmação do diagnóstico e tratamento, sendo que dois estão em terapia intensiva.

Outro lado
De acordo com a Marinha do Brasil, foram tomadas as necessárias medidas de vigilância, prevenção e controle em ação conjunta com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. A causa da síndrome respiratória está sendo pesquisada.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet