Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Center Norte reabre e vendedores esperam a volta dos clientes

Foto: Divulgação

Center Norte reabre e vendedores esperam a volta dos clientes
Os vendedores do Shopping Center Norte, na Zona Norte de capital paulista, que voltaram ao trabalho na manhã desta sexta-feira (7), após dois dias em que o centro comercial esteve fechado pela Prefeitura, disseram estar mais seguros com a instalação de drenos para eliminar os riscos de explosão provocados pela concentração de gás metano no subsolo. Os comerciantes, que viram o movimento cair desde a semana passada, esperam que os clientes voltem o mais rápido possível. Até o início desta tarde, o shopping não tinha divulgado o prejuízo com a interdição.


“Eu fiquei com medo de trabalhar antes de fazerem as obras. Agora, tem estrutura para voltar a funcionar. Só espero que o movimento volte, mas acho que se não voltar eles vão inventar alguma coisa para atrair os clientes”, afirmou a vendedora Camila Souto, de 22 anos. Nos dois dias em que o shopping esteve fechado, ela foi trabalhar em um shopping em Guarulhos, na Grande São Paulo.

Depois de dois dias de descanso, a vendedora Talita Rodrigues, de 25 anos, espera uma melhora nas vendas nos próximos dias. “Descansamos bastante e agora estamos prontas para o Dia das Crianças e para as vendas de fim de ano. A expectativa é que as vendas melhorem.”

A vendedora Camila Marcondes, de 29 anos, está pessimista quanto à volta dos clientes. “O shopping estava falando em cobrar estacionamento. Se fizerem isso, além dessa história do gás metano, os clientes não vão voltar, não. O movimento foi quase a zero depois que começou essa história”, afirmou.

Clientes
Logo na abertura, alguns clientes circulavam pelos corredores. “É o shopping mais perto da minha casa. Eu não fico com medo de vir aqui, não”, disse a dona de casa Maria das Graças, de 36 anos. Antes do anúncio do problema provocado pelo risco de explosão, o shopping recebia 80 mil clientes diariamente. Nos fins de semana, o número subia para 120 mil, segundo a administração.

Técnicos da companhia vistoriaram, na quarta (5) e na quinta-feiras (6), os 11 drenos instalados pelo Center Norte para dissipar o gás metano concentrado no subsolo do shopping. A Cetesb encaminhou o laudo a uma comissão da Prefeitura que, após análise, permitiu a reabertura do shopping. Nesta quinta, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, vistoriou as instalações dos drenos no Center Norte, em companhia do secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas.

A Cetesb também suspendeu a multa diária de R$ 17.450 imposta desde 19 de setembro ao Shopping Center Norte, por considerar que "foi atendida exigência feita pela agência para a instalação de um sistema emergencial de drenos". Após a vistoria da quarta-feira, os técnicos consideraram o funcionamento dos equipamentos satisfatório, segundo a companhia.

Em nota, a Cetesb disse que "dos 27 poços monitorados ontem [quarta], apenas dois acusaram pressão suficiente para a migração do metano ao ambiente interno do shopping" e que, agora, há "condição necessária para se prevenir a entrada do gás para o interior do edifício".

Entenda o caso
O Center Norte entrou para a lista de áreas contaminadas críticas da Cetesb por causa da existência de gás metano no terreno. Desde 19 de setembro, o centro comercial vinha recebendo uma multa diária da Cetesb de R$ 17.450. A região foi utilizada durante décadas como depósito de lixo antes da construção do shopping, na década de 80. A decomposição do material orgânico propicia o aparecimento do gás metano, que antes da instalação do novo sistema poderia causar explosão. A Prefeitura determinou na semana passada o fechamento do shopping, que permaneceu aberto por causa de uma liminar. A Justiça cassou na terça-feira (4) a liminar que mantinha o centro comercial em atividade.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet