Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Brasília

Trânsito na área central de Brasília será alterado para implosão de hotéis

O trânsito na área central de Brasília será alterado nesta quarta-feira (2) para a implosão de dois hotéis de 17 andares na quadra 4 do Setor Hoteleiro Sul. A operação está marcada para acontecer às 10h...

O trânsito na área central de Brasília será alterado nesta quarta-feira (2) para a implosão de dois hotéis de 17 andares na quadra 4 do Setor Hoteleiro Sul. A operação está marcada para acontecer às 10h, com término previsto para 11h. O bloqueio das vias e controle de tráfego começará a ser feito pelo Departamento de Transito do Distrito Federal (Detran-DF) a partir das 7h. Para alerta da equipe e população, quatro alarmes serão tocados às 8h, 9h, 9h30 e 9h55.


Uma área de 2.140 metros será isolada para a operação. De acordo com a assessoria de imprensa do Detran, as vias W3 Sul, perto do Shopping Pátio Brasil; W3 Norte, perto do Brasília Shopping; W4 Sul, perto do Setor de Rádio e TV Sul; S3, S1 e S2, em nas localidades próximas à implosão, serão completamente fechadas até o fim da operação.

A desocupação da área deve começar, segundo a Defesa Civil, às 8h, quando as pessoas serão retiradas dos prédios próximos aos edifícios que serão implodidos. Os hóspedes dos hotéis e usuários de shoppings e outros estabelecimentos dentro do perímetro de segurança estabelecido, que terão os estacionamentos interditados durante a implosão, poderão utilizar o estacionamento do Estádio Nacional de Brasília – antigo Mané Garrincha – como alternativa.

A Defesa Civil informou que ao menos 300 homens de diversos órgãos do governo do DF trabalharão na operação para fazer a segurança das pessoas que vão circular ou trabalhar em locais próximos aos hotéis que serão implodidos.

A área isolada será dividida em quatro quadrantes, que são identificados pelas letras “A”, “B”, “C” e “D” [veja mapa]. A divisão é feita para que cada local seja de responsabilidade de um chefe, que será responsável pelas ações de esvaziamento dos prédios e isolamento.

Os trabalhos de preparação para as implosões começaram há três meses. Técnicos contratados pela construtora JCGontijo, responsável pela implosão, devem utilizar ao todo 500 quilos de dinamite. No espaço que será liberado, a previsão é construir hotéis mais modernos, com 500 leitos, 12 lojas, centro de convenções e estacionamentos com três subsolos para a Copa de 2014.

Os antigos apartamentos tinham 16m². De acordo com a construtora responsável, os novos terão 25m². Os hotéis também terão sistemas de economia de água.

Segundo a construtora JCGontijo, a operação custará R$ 1,3 milhão. A implosão dos dois hotéis deve durar cerca de cinco segundos. A construtora informou que materiais como portas, portais, assoalhos de madeira, louças, luminárias e metais já foram retirados dos edifícios.

De acordo com o superintendente de engenharia da JCGontijo, Gustavo Fantato, a sobra do aço será separado para reciclagem. "O entulho será levado para o lixão da Estrutural e aproveitado por cooperativas locais", diz.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet