Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Área nobre não se preocupou com a dengue, diz secretário de Uberaba

Um dia depois de divulgado o Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypt (LIRAa) em Uberaba, a pergunta que se faz é: Por que foram encontrados focos nos locais internos das casas? Se antes o mais comum era encontrar larvas do mosquisto fora de casa em latas, vasilhas e até mesmo no lixo espalhado pelos terrenos, a maioria dos criadouros do mosquito agora está nas calhas, lages, ralos e outros locais internos de uma residência. Segundo o LIRAa, dos 5.445 imóveis visitados, em 77 foi registrada a presença do mosquito.


Para o diretor do Departamento de Controle de Zoonoses, André Ribeiro, esse fator é o que causa maior preocupação, pois exige atenção dos moradores. “Dessa vez a situação é diferente porque o público é diferenciado e o tipo de criadouro também. O problema está na água parada nas edificações dentro das casas”, explicou.

Outro fator que chamou atenção da Secretaria de Saúde foram os bairros onde o índice de infestação é de alto risco na faixa de 5,3%. Segundo o órgão, são locais considerados de área nobre e onde estão construídas mansões. Para o secretário de Saúde, Valdemar Hial, este resultado tem uma explicação. “Eu imagino que estas pessoas acham que eles não correm risco. Que ali não aparece o Aedes aegypt. E é exatamente nesses locais que tivemos a surpresa do índice de infestação de 5,3%. É isso que nos preocupa em uma região onde pensávamos que haveria maior conscientização não houve”, disse.

saiba mais

Secretário de Uberaba se preocupa com a possiblidade da dengue tipo 4Segundo André Ribeiro, o trabalho de combate à dengue será iniciado nesta quinta-feira (03). O primeiro local a ser visitado será o bairro Morada das Torres, onde foram encontrados 18 criadouros do mosquito. As equipes serão mobilizadas para um trabalho educativo de visitas aos domicílios.

“As ações devem ser imediatas. A equipe já está trabalhando. Vamos começar as visitas domiciliares no bairro Morada das Fontes, que é o bairro que apresentou o maior número de focos. Aí a gente dá mais um alerta para a população, porque nós precisamos de apoio porque essa região nos deixou muito preocupados pela quantidade de focos encontrados”, concluiu destacou.

Em Uberaba o trabalho preventivo é continuo. As residências são visitadas pelo menos uma vez a cada dois meses. A meta é que cada local seja visitado pelos agentes de saúde pelo menos seis vezes ao ano. Além disso, a população pode fazer denúncias e chamar a equipe de combate à dengue através de um telefone,o Disque-Dengue - basta ligar para o telefone (34) 3317-4660).

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet