Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Gringos

Estrangeiros regulares no Brasil aumenta 50% em meses

Os número de estrangeiros regulares no Brasil cresceu 50% nos seis primeiros meses de 2011 em comparação ao ano anterior. Até junho passado, o país tinha cerca de 1,4 milhão de estrangeiros...

Os número de estrangeiros regulares no Brasil cresceu 50% nos seis primeiros meses de 2011 em comparação ao ano anterior. Até junho passado, o país tinha cerca de 1,4 milhão de estrangeiros registrados na Polícia Federal, enquanto que em dezembro de 2010 esses números atingiam 961 mil. Os dados são do Departamento de Estrangeiros da Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça.


Segundo o secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, o Brasil tornou-se um país atrativo devido ao crescimento econômico. Nos últimos anos o país se consolidou no mercado internacional e ganhou maior visibilidade no exterior.

“Mais pessoas buscam aqui seu novo lar e a esperança. Devemos lembrar também que temos tradição e vocação em receber bem, sem xenofobia, e os migrantes sempre foram muito importantes em nossa história e para a construção do Brasil", destaca Abrão.

Os vistos emitidos para estrangeiros são para realização de trabalhos temporários, estudos e pesquisas. A população não brasileira que possui visto temporário, caso demostre efetivo ânimo de residência, pode requerer o visto permanente, desde que preencha todos os requisitos no Estatuto do Estrangeiro.

A maioria das pessoas que entram no país para residir é de origem boliviana, portuguesa, chinesa e paraguaia. Os bolivianos, nos seis primeiros meses do ano, aumentaram de 35 mil para quase 51 mil.

De acordo com o secretário Abrão, a maior presença de chineses é um fenômeno que ocorre em todo o mundo, em especial nos países que mantêm relações comerciais com a China e políticas bilaterais crescentes, como é o caso do Brasil.

“Os paraguaios e bolivianos, em sua maioria, exercem o direito humano à migração e vêm em busca de oportunidades”, informa.

Outro fator importante que contribuiu para o aumento de estrangeiros no país é a lei 11.961/09, que garante a Anistia Migratória. Por causa da legislação foram regularizados cerca de 45 mil estrangeiros.

“O objetivo da regularização dos estrangeiros foi proporcionar uma vida mais digna aqueles que aqui se encontravam de forma irregular, à margem de seus direitos fundamentais”, ressalta a diretora do Departamento de Estrangeiros do Ministério da Justiça, Izaura Miranda.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet