Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Número de policiais levados a julgamento mais que dobra em PE

O número de policiais que foram a julgamento por comportamento inadequado até outubro deste ano foi mais que o dobro do número total de 2010, em Pernambuco. No ano passado, 188 policiais foram julgados, sendo 60 demitidos. Neste ano, apenas até o fim de outubro, foram feitos 428 julgamentos, que resultaram na demissão de 56 policiais, segundo informações da corregedoria da Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS).


O corregedor-geral da SDS, Sidney Lemos, atribui o aumento dos casos julgados ao esforço que tem sido feito para que todas as denúncias contra policiais sejam apuradas com rigor. “A apuração da corregedoria não tem para onde fugir. É rigorosa porque cumpre o que a lei determina”, afirma Lemos.

A corregedoria apura denúncias contra policiais civis e militares, bombeiros e funcionários dos Institutos de Criminalística, Tavares Buril (IITB) e Médico Legal (ITB). “Qualquer fato trazido até nós que envolva policial, bombeiro, quem seja, é apurado com todo rigor e seriedade”, lembra o secretário, que ainda ressalta que nenhum processo iniciado pela corregedoria neste ano foi anulado.

Um dos casos que está sendo investigado é o de um jovem de 18 anos assassinado em outubro deste ano. Ele estava com o amigo em uma moto, no dia 5 de outubro e, por não ter habilitação, não teria parado ao ser abordado pela polícia no bairro de Jardim Jordão, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife.

Na perseguição, um dos policiais teria dado um tiro para o alto. De acordo com a polícia, quando um dos policiais militares foi descer do carro, a arma teria disparado, atingindo o jovem no tórax. Ele já chegou morto à Unidade de Pronto-atendimento (UPA) da Imbiribeira. A família do jovem não aceita a versão de morte acidental. O corregedor Lemos explica que esta ação policial está sendo investigada com todo cuidado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet