Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Brasil

EUA são principal destino de brasileiros no exterior, aponta IBGE

O principal destino dos brasileiros que saem do Brasil para viver no exterior são os Estados Unidos, de acordo com novos dados consolidados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o Censo Demográfico 2010, divulgados nesta quarta-feira (16).


Segundo o IBGE, os Estados Unidos concentram 23,8% do total de 491.965 emigrantes internacionais do Brasil.

Em seguida, vêm Portugal (13,3%), Espanha (9,4%), Japão (7,4%) e Itália (7%) como os destinos de preferência (veja na tabela ao lado). Esses seis países concentram cerca de 70% dos emigrantes brasileiros.

Dos países latino-americanos, os vizinhos Argentina e Bolívia são os que têm maior população de brasileiros: 1,8% e 1,6% dos emigrantes, respectivamente - e aparecem na 12ª e 13ª posição no ranking dos principais destinos.

É a primeira vez que o IBGE contabiliza quantos são os brasileiros que moram fora do país.

A sondagem, feita pelos recenseadores durante visitas domiciliares entre agosto de 2009 e julho de 2010, verificou se alguma pessoa que havia residido com o morador abordado pelo Censo estava morando em outro país na data de referência.

Por conta dessa metodologia, o número verificado é inferior ao que atualmente é registrado pelo Ministério das Relações Exteriores, cuja estimativa de brasileiros no exterior é de 2 milhões a 3,7 milhões.

O motivo, explica o IBGE, é que o método utilizado pelo Censo não contabiliza famílias completas que tenham se mudado do país; os emigrantes cujos familiares morreram; ou os que emigraram há muito tempo.

O IBGE atribui a preferência dos brasileiros por Japão e países do sul da Europa à existência de laços históricos e redes sociais consolidadas - o que também motivaria menor apelo por parte dos países vizinhos ao Brasil. Ou seja, localidades brasileiras historicamente povoadas por estrangeiros desses países também costumam mandar brasileiros para fazer o caminho inverso.

Sobre os EUA, especificamente, a avaliação é que a atração se deve à manutenção pelo país do status de potência econômica desde a década de 1980, o que possibilitou, segundo o IBGE, a criação de laços sociais e suporte para a migração.

Entre os estados, São Paulo é a principal origem do fluxo de emigrantes internacionais (21,6%). Em seguida, estão Minas Gerais (16,8%) e Paraná (9,3%). Só da região Sudeste, partiram 49% dos que emigraram.

Idade, emprego e gênero
Do total de emigrantes contabilizados pelo Censo, 60% estão na faixa de idade entre 20 e 34 anos. Apenas 4,4% têm até 14 anos. Idosos são 1,4%.

Segundo o IBGE, esses números sinalizam deslocamentos motivados principalmente pela venda da força de trabalho e sem acompanhamento da família.

O Censo apontou ainda que as mulheres são maioria entre os que se mudaram do país (53,8%). Em estados do Nordeste, o percentual de emigração de mulheres é ainda maior, chegando a 70,3% no Rio Grande do Norte e 70,1% no Ceará.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet