Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Aids é maior entre homossexuais e bissexuais de 15 a 24 anos, no ES

O grupo de pessoas com práticas homossexuais e bissexuais, na faixa de 15 a 24 anos, foi que apresentou maior crescimento da Aids, no Espírito Santo, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Em 2004, foram registrados 70 novos casos neste público específico, enquanto que em 2010 passou para 129.


Segundo a Sesa, as pesquisas do Ministério da Saúde apontam que o uso de preservativo caiu para 30%. A secretaria reforça que, apesar do aumento de HIV/Aids entre os jovens gays, a prevenção deve ser global, qualquer indivíduo que tenha relação sexual desprotegida pode se infectar.

Ações
Várias ações marcam o Dia Mundial de Luta contra a Aids no Espírito Santo. Das 8h às 16h, os servidores da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) realizaram testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, além de vacinação contra hepatite B, no pátio da Central Administrativa da Sesa, na avenida Beira-Mar, em Vitória.

A partir das 19 horas, no Teatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória, será realizado o projeto um Canto Solidário com a participação de representantes da Escola Estadual de Música e artistas locais e nacionais. A entrada, à venda no local, custa R$ 20 inteira e R$ 10 meia e será revertida para uma casa que acolhe pessoas com Aids.

- De 1º a 16/12 – Campanha de Testagem nas Unidades de Saúde. Acesso facilitado a exames de sífilis, hepatites virais e Anti-HIV.

Cariacica
- Dia 2, das 8h30 às 12h, ação educativa e preventiva, com distribuição de material informativo e preservativos no Faça Fácil, Centro de Referência DST/Aids de Cariacica e Casa de Apoio Campo Grande.

Viana
- Dia 1º, às 18 horas, palestras com Célia Regina Pauletti (Sesa) Tema: “Combatendo a Aids hoje”.
Exibição de Vídeos, shows de Drag queens e show, no pátio da Prefeitura Municipal de

- Dia 2, às 19 horas, palestra na Escola Tancredo Neves, com exibição de vídeos educativos, coleta de exame de VDRL, distribuição de informativos e o relançamento do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE).

- Dia 5, às 08h30, café da manhã com membros da terceira idade na Unidade de Saúde do Bairro Marcílio de Noronha.

- Dia 6, às 14h Projeto “Olhe! Pare e escute!”, ao lado do Posto Policial Federal, na BR-262, Bairro Ribeira, onde serão distribuídos insumos e fôlder, além da aferição de pressão arterial, aplicação de vacina, informações sobre a saúde do homem para os motoristas e caminhoneiros abordados pelo projeto.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet