Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Brasil

2º Conselho Tutelar de Uberaba deve iniciar atividades em janeiro de 2012

Com apenas cinco conselheiros tutelares, Uberaba se prepara para eleger mais uma equipe de profissionais que deve assumir o cargo em janeiro do ano que vem.


Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, a eleição para a formação do segundo Conselho Tutelar na cidade vai ser realizada neste domingo (11), das 8h às 17h, no Colégio Cenecista Doutor José Ferreira, na rua Felipe dos Santos, nº 286, Bairro Abadia.

Eleitores da cidade podem participar da eleição que vai nomear cinco conselheiros. A divulgação dos nomes será feita na segunda-feira (12).

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente orienta que para cada 150 mil habitantes é preciso formar um Conselho Tutelar. Com o dobro de moradores, o município que atende desde casos de aconselhamentos simples a abuso sexual e espancamento, não tem a estrutura adequada. “São cinco para fazer cerca de 30 atendimentos por dia”, disse a conselheira tutelar, Mônica Nelly.

De acordo com a conselheira Son Shamâra Lopes, a formação do segundo grupo é muito importante porque nem sempre é possível atender com a mesma atenção todos os casos. O principal desafio do time será enfrentar o problema de envolvimento de menores com drogas. A faixa etária mais comum é de 14 a 17 anos, mas o conselho recebe até mesmo crianças com nove anos que já são usuárias. “O uso da droga pode levar o menos a cometer um ato fracional”, explicou Mônica.

Segundo a Polícia Militar (PM), cerca de quatro adolescentes são apreendidos diariamente. Os menores são responsáveis por pelo menos um de cada cinco furtos de veículos registrados e a maioria dos outros crimes tem envolvimento deles. “Pai e mãe trabalham fora de casa e os menores ficam a mercê de infratores que os corrompem para o mundo do crime”, contou o Tenente Cel. Ney Sávio comandante do 4º Batalhão.

O novo conselho dividirá sede com o já existente, segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Maria Tereza Rodrigues da Cunha.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet