Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Antropólogo: Ação na Cracolândia é digna do século 18

"Estamos vivendo a política sanitária do século 18", critica o antropólogo Rubens Adorno ao tratar de operação da Prefeitura de São Paulo que, com o governo do Estado, busca combater o crack no centro da capital paulista. Professor da Faculdade de Saúde Pública da USP, Adorno é coordenador de pesquisa sobre a região do bairro de Santa Ifigênia conhecida como Cracolândia, alvo da Operação Centro Legal iniciada há uma semana.


O pesquisador critica o tratamento dado aos usuários de crack na operação coordenada pela Polícia Militar:
- O que a gente tem é uma alienação em relação ao problema. Tratam essas pessoas como escória a ser varrida e confinada.

Para Adorno, a proposta de forçar a internação dos dependentes químicos para tratamento mantém uma perversa estratégia de exclusão dessa população. Ele acredita que políticas de redução de danos com a oferta de serviços básicos na região trariam melhores resultados.

- O que mais me choca na Cracolândia é que, de alguma forma, a política municipal deixou aquele espaço se tornar extremamente decadente. Por exemplo, a limpeza pública não chegava lá - pondera.

Ele exemplifica a chamada política de redução de danos mencionando proposta que existe em Portugal. No país, vans distribuem seringas, preservativos e alimentos a viciados em heroína como forma de evitar doenças e aproximar assistentes sociais e usuários.

- Em São Paulo, usuários de crack já me disseram que quando eles não querem usar a droga, basta pedir um PF na padaria que a vontade de usar passa pelo resto do dia. Quer dizer, o alimento controla mais o uso. Essa experiência de Portugal é que é a política de redução de danos e que cria um vínculo com aquela população. As abordagens sociais na Cracolândia encontram dificuldade por serem pontuais e porque não criam esse vínculo - conclui.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet