Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Trilhas, cachoeiras e grutas são atrações a quem visita o DF

Foto: Vianey Bentes/TV Globo

Construção abandonada ao lado de cachoeira em área de Brazlândia, no Distrito Federal

Construção abandonada ao lado de cachoeira em área de Brazlândia, no Distrito Federal

Em menos de uma hora, apaixonados pela natureza podem trocar o cenário moderno da arquitetura de Brasília por espaços rurais no Distrito Federal. Cachoeiras, grutas e lagoas são opção para quem quer seguir um roteiro ecológico durante estada na capital do país.


Segundo a presidente do Sindicato de Turismo Rural e Ecológico do Distrito Federal (Ruraltur), Maria Inês Ávila, um levantamento feito em 2008 indicava a existência de 50 propriedades voltadas a esse segmento turístico no DF. Os locais oferecem atividades como agroturismo, turismo pedagógico, ecoturismo e turismo equestre.

Inserido quase todo no cerrado, segundo maior bioma brasileiro, o DF também é palco para o turismo de aventura. Somente no Lago Paranoá, por exemplo, é possível praticar esportes náuticos, mergulho, windsurf e vela. Rapel, mountain bike e voo livre também estão na lista de possibilidade oferecidas na região.

Localizado entre as quadras 413/414 Norte e com cerca de 21 hectares, o Parque Olhos D’Água possui trilhas cercadas por animais e vegetação nativa do cerrado. A Lagoa do Sapo, cortada por duas pontes, é uma das principais atrações do local.

Equipamentos de ginástica e o parque infantil completam a estrutura. Submetido à Secretaria de Meio Ambiente do DF, o parque funciona entre 6h e 19h. A unidade é visitada cotidianamente pela comunidade da Asa Norte.

Outra importante área de lazer na capital do país, o Parque da Cidade Sarah Kubitscheck é opção para quem gosta de caminhadas e corridas. Além de esportes, os restaurantes e bosques com churrasqueiras recebem famílias e amigos dispostos a um lanche ou almoço. Há também parques infantis, um centro hípico e um kartódromo.

Já o Parque Nacional de Brasília, mais conhecido como Água Mineral, tem duas piscinas de e trilhas para caminhadas. A unidade de conservação conta com 30 mil hectares e possui animais de diversas espécies. Para entrar no local, aberto de 8h às 16h, é preciso pagar R$ 8.

Nos 526 hectares do Jardim Botânico de Brasília abertos ao público, também é possível fazer trilhas e conhecer as características do cerrado. A visita ao viveiro de orquídeas é indispensável. Localizado no Lago Sul, ele está aberto de 9h às 17h, a R$ 2.

Uma das mais belas lagoas naturais do DF, a Lagoa Bonita é refúgio para animais silvestres do cerrado. Ela está localizada a 38 quilômetros de Brasília, na área que abrigou os exploradores da Missão Cruhls. Em 1892, a expedição analisou a região e demarcou os limites territoriais da futura capital.

A Reserva Ecológica Paraíso na Terra fica em Brazlândia, a 60 quilômetros de Brasília. Voltado para a meditação e a harmonia com a natureza, o espaço oferece restaurante vegetariano e templo. Visitantes, hóspedes ou não, também podem fazer caminhadas, ir às cachoeiras, mergulhar nas piscinas naturais. O espaço funciona todos os dias e de 17h de sexta até 17h de domingo.

Com quase 4,8 hectares, a Chapada Imperial é uma das maiores unidades de mata particular do DF. Na reserva, também localizada em Brazlândia, é possível encontrar onças, lobos-guará, tamanduás-bandeira e tatus-canastra.

Os visitantes podem ir a cachoeiras e piscinas naturais, além de várias trilhas diferenciadas pelo grau de dificuldade. Para ir ao local, é preciso fazer reserva. A chapa abre às 9h e encerra as atividades por volta das 17h30.

Formada por um complexo de galerias e cavernas com cerca de 5 milhões de anos, a Gruta Rio do Sal tem câmeras internas povoadas por morcegos e salas cobertas por estalagmites. Localizada a 68 quilômetros de Brasília, ela só deve ser visitada com acompanhamento de guias habilitados.

A região também oferece cachoeiras. O rio forma várias quedas, que variam de 6 a 12 metros de altura, em uma distância média de 100 metros.

A ruptura de uma rocha de quartzo deu origem a um poço de águas límpidas e azuladas, com cascatas, corredeiras e uma caverna inundada. Também em uma propriedade particular próxima a Brazlândia, o Poço Azul é um dos pontos turísticos mais famosos de Brasília desde os anos 70.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet