Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Brasileiro é escolhido para a Convenção sobre Diversidade Biológica

O atual secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Bráulio Ferreira de Souza Dias, foi escolhido para ser o secretário-executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica das Nações Unidas (CDB).


A escolha de Dias foi informada por telefone pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ao ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota.

A CDB é a Convenção das Nações Unidas que como objetivo garantir a conservação e uso sustentável da biodiversidade, além de promover a distribuição equitativa dos benefícios da utilização de recursos genéticos.

Dias sucede o argelino Ahmed Djoghlaf em um dos cargos mais importantes para os temas ambientais nas negociações internacionais. Fazendo um paralelo com a Convenção do Clima, é o mesmo posto de Yvo de Boer, o famoso secretário-executivo da Convenção do Clima à época do encontro internacional em Copenhague – hoje ocupado pela costarriquenha Christiana Figueres.

“Vinte anos depois da Rio 92, quando se criou a Convenção da Biodiversidade, um brasileiro assume a CDB, no ano de realização da Rio+20”, ressaltou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, referindo-se ao megaencontro sobre desenvolvimento sustentável que as Nações Unidas farão em junho, no Rio de Janeiro.

“Para o Brasil é uma ótima oportunidade de trazer a agenda da biodiversidade mais próxima de todos”, diz Maria Cecília Wey de Brito, secretária-geral do WWF-Brasil. “Esperamos que o governo veja a riqueza que a biodiversidade representa e olhe com mais carinho as florestas, mudando a discussão, inclusive, do Código Florestal.”
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet