Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Segurança do carnaval no Rio está 'garantida', diz Beltrame

O secretário estadual de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, afirmou nesta quinta-feira (9), após reunião com o presidente do Senado, José Sarney, em Brasília, que a segurança no carnaval fluminense está "garantida" e que o aumento aos policiais militares aprovado pela Assembleia do Estado do Rio na manhã desta quinta é um "reconhecimento" ao trabalho desempenhado pela corporação.


Beltrame viajou a Brasília para para tratar com Sarney de mudanças em projetos de lei relativos à segurança pública do país. Ele negou que o encontro tenha tratado especificamente sobre o movimento grevista de policiais, que, segundo reportagem do Jornal Nacional na noite de quarta (9), articulam paralisações no Rio de Janeiro, em São Paulo e em outros estados para, tal como ocorre na Bahia, pressionar por melhorias salariais. Nas conversas, líderes grevistas falavam em queimar carretas e bloquear uma rodovia.

"Está garantida a segurança no carnaval", disse Beltrame. "Nós temos um protocolo de segurança desde os Jogos Panamericanos, o protocolo está sendo apresentado neste momento ao CML, Comando Militar do Leste, onde todas as instituições que estão ligadas direta ou indiretamente à segurança pública do Rio de Janeiro estão lá. O nosso foco é interesse público e manutenção da paz no estado do Rio de Janeiro", completou.

Nesta quinta, a presidente Dilma Rousseff se disse "estarrecida" com as negociações dos policiais em greve. "Fiquei estarrecida ontem [quarta] quando vi gravações em uma televisão, a TV Globo, sobre o fato de que há outros interesses envolvendo a paralisação. Isso não é correto", afirmou a presidente durante visita às obras da rodovia Transnordestina.

O secretário de segurança também disse confiar no "bom senso" dos policiais em não praticar os atos de vandalismo criticados pela presidente e ameaçar as festividades no Rio. "Eu confio no bom senso dos policiais. O que está sendo dado a eles é um reconhecimento do que esses policias vêm fazendo pelo Rio de Janeiro, ao longo de oito anos isso vai virar 120% de aumento, considerando que nós temos uma inflação nacional que paira 6%", disse Beltrame.

Beltrame criticou ainda a política salarial dos policiais no Rio. "Eu acho que é uma demonstração muito clara de que o salário dos policiais, principalmente na base das instituições, está muito defasado, há decadas, isso não é de 2007 pra cá. Se vocês compararem a base do que ganha um policial em 2007 e do que vai ganhar em 2014, é substanciável."
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet