Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Polícia divulga as imagens da morte de homem em shopping de Aracaju

A Secretaria de Estado de Segurança Pública em Sergipe (SSP-SE) apresentou neste sábado (18) o segurança do shopping suspeito matar um motorista na praça de alimentação do estabelecimento no último dia 11 de fevereiro. Na entrevista coletiva, a Polícia Civil também divulgou as imagens da vítima sendo imobilizada pelos seguranças.


As imagens mostram o golpe que teria ocasionado a morte por insuficiência respiratória e fratura da coluna cervical. No final do vídeo é possível ver o segurança de camisa vermelha atrás do motorista que está com uma camisa clara, ambos deitados no chão. Seguranças e funcionários do shopping aparecem de costas na gravação feita em um aparelho celular.

Entenda o caso
De acordo com informações da viúva, o motorista tinha ido ao shopping sacar o seguro-desemprego. O delegado Flávio Albuquerque, diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), disse que a vítima entrou no shopping às 22h45 quando a entrada C do shopping - que fecha às 22h - ainda estava aberta por conta do funcionamento do cinema.

Segundo as informações obtidas através da análise das imagens e com o depoimento das testemunhas, o delegado informou que o motorista tentou comprar um saduíche em uma lanchonete, mas não foi atendido porque o expediente já tinha terminado.

O motorista continuou a circular pelo shopping e a confusão começou quando, segundo Flávio Albuquerque, a vítima tentou forçar a entrada em uma loja de roupa masculina, mas não conseguiu. Ele foi barrado por funcionários do estabelecimento que trocaram socos e acionaram a segurança.

De acordo com o delegado, um segurança chegou no momento da confusão, imobilizou o motorista corretamente e o encaminhou para a praça de alimentação próximo a saída do shopping. "Foi aí que ele conseguiu escapar e entrou em briga corporal com três seguranças. Em frente a um restaurante ele acabou escorregando e foi dominado", explica.

O golpe fatal
O vídeo gravado em um celular e entregue à polícia por uma testemunha foi fundamental para identificar o golpe que teria ocasionado a morte, conhecido como 'mata leão ou gravata'.

Albuquerque disse que o caso está encerrado e que não restam dúvidas de que o segurança preso preventivamente na sexta-feira (17) foi quem aplicou o golpe fatal. "A conduta que culminou com a morte da vítima foi isolada e partiu do segurança que está preso. Ao aplicar o golpe ele forçou de tal maneira que acabou fraturando a terceira vértebra da coluna cervical. Na oportunidade, ele ainda foi advertido que a atitude poderia levar a vítima a morte e mesmo assim prosseguiu com o procedimento".

Dois policiais militares chegaram rapidamente, pois estavam no estacionamento do mesmo shopping em outra ocorrência. Eles encontraram o motorista desmaiado e acionaram o Serviço Móvel de Urgências (SAMU), que constatou a morte.

O diretor do Departamento de Homicídios disse que ainda falta cumprir umas diligências e ouvir algumas pessoas para estabelecer a responsabilidade dos demais envolvidos na confusão.

Shopping
Após a coletiva com a polícia, a equipe de reportagem do G1 SE falou com a assessoria de imprensa do shopping quem mantém a decisão de não se pronunciar oficialmente sobre o caso até a conclusão das investigações.

Por email enviado às 12h59 de segunda-feira (13) a assessoria deu o seguinte posicionamento: "O Shopping Jardins está solidário com a família e vamos aguardar os fatos que estão sendo apurados pelas autoridades competentes".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet