Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Escola de Engenharia de Piracicaba expõe criações de jovens inventores

Mostra realizada pela Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), neste sábado (2), reúne 11 projetos de alunos do 9º semestre do curso de engenharia mecatrônica. Um dos destaques é a máquina preparadora de bebidas automatizada, que faz as funções de um batender. O evento conta ainda com um medidor de áreas por meio de sonar e equipamento que fabrica tijolos ecológicos.


Cálculo de áreas
"O melhor ponto deste equipamento é que ele faz com que você consiga calcular áreas que tenham geometria irregular", disse Fernando Fischer, de 22 anos, criador do equipamento que mede áreas internas de até 130 metros quadrados. "Desde pequeno eu tenho essa vontade de criar algo e ver tudo funcionando", completou o jovem inventor. A máquina é prática e rápida, direcionada para profissionais que desejam realizar medições de áreas e distâncias.

Cama hospitalar
Outra invenção é a do sistema criado para implementar a automação dos movimentos de uma cama hospitalar à distância. "O diferencial do que a gente criou na cama do hospital foi o sistema de observação do paciente e controle dos movimentos", explicou o aluno Denis Roncato, de 25 anos. "O enfermeiro, por exemplo, não precisa estar presente no mesmo ambiente para adequar a cama ao paciente", contou.

Roncato, que desenvolveu o projeto da cama hospitalar com mais dois amigos, falou também da dificuldade de se obter equipamento necessários para o desenvolvimento da ideia. "A cama nós conseguimos emprestada. Outros equipamentos também. Só o que não recebemos doação é que compramos com o próprio dinheiro. Todo mundo faz isso, caso contrário, é muito caro desenvolver qualquer coisa."

Criações de sucesso
O professor de gestão de projetos mecatrônicos da EEP, Edson Duarte, que acompanhou todo o processo de elaboração e execução das propostas, revela que a proposta dá aos alunos a oportunidade de desenvolver projetos nas mesmas condições encontradas pelos profissionais que elaboram projetos industriais para grandes empresas, levando-se em consideração o controle do custo, prazo de entrega, recursos humanos disponíveis, trabalho em grupo e validação do projeto.

"Eles têm que controlar e se adequar ao prazo. Existe a concepção da ideia, o planejamento e a execução. O objetivo é sempre que o projeto integre o sistema elétrico com o mecânico", contou Duarte. Segundo ele, bons projetos e que tenham diferencial podem ser expostos com sucesso em feiras. "O objetivo nunca é criar algo para vender, mas se a criação é boa e obtém destaque em exposições, alguma empresa pode querer comprar e desenvolver a ideia", finalizou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet