Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Greve

Greve de legistas faz governo liberar corpos sem perícia em Alagoas

A greve dos médicos legislas, que completa cinco dias em Alagoas, fez o governo liberar os corpos de vítimas para enterro sem exame do Instituto Médico...

A greve dos médicos legislas, que completa cinco dias em Alagoas, fez o governo liberar os corpos de vítimas para enterro sem exame do Instituto Médico Legal (IML).


A decisão foi do secretário de Defesa Social, Dário César, que determinou que os corpos não necropsiados dos Institutos Médico Legal de Maceió e Arapiraca (responsável pelas perícias no interior) fossem entregues aos familiares a partir da noite de domingo (24). Segundo a assessoria da Perícia Oficial do Alagoas, 29 corpos já haviam sido entregues na manhã desta segunda-feira (25).

A decisão ocorreu devido à pressão dos familiares, que aguardavam para realizar o enterro. O governo alertou que os corpos enterrados sem perícia terão de ser exumados posteriormente para serem periciados. O corpo é entregue mediante assinatura de um termo de compromisso da família.

Decisão judicial
No sábado (23), o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Sebastião Costa Filho, determinou que a categoria retomasse o trabalho imediatamente, segundo o governo.

A assessoria da secretaria de Defesa Social informou que a ordem não foi cumprida e que os legistas também não cumprem a obrigatoriedade de que pelo menos 30% da categoria trabalhe em casos de greve.

Os legistas pedem reposição salarial e melhorias estruturais. O prédio do IML de Maceió tem 80 anos e é tombado, não podendo sofrer reformas. O governo admite os problemas e diz analisar outro prédio para implantação do IML da capital.

Novos corpos que derem entrada no IML poderão aguardar de 24 a 48 horas para liberação. A secretaria de Defesa Social espera que os legistas voltem ao trabalho ainda nesta segunda-feira (25) e diz que pode ficar com um corpo por até 10 dias para análises.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet