Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Festa do padroeiro movimenta mais de R$ 1 milhão em Tremembé

Começou neste final de semana a festa do Bom Jesus, padroeiro de Tremembé. São 17 dias de atrações que movimenta R$ 1 milhão na economia da pequena cidade do interior de São Paulo.






Uma festa com sabor de lucro. Só em uma barraca de doces são 10 mulheres contratadas temporariamente com um salário mínimo. "É uma renda extra e uma oportunidade pra quem está desempregado", diz Tereza Aparecida, garçonete recém contratada por uma das barracas.

Os organizadores esperam que mais de 250 mil pessoas passem pela Praça Geraldo Costa até o dia 12 de agosto. São 120 barracas de comidas em um espaço de 22 mil metros quadrados.

As barracas que vendem a linguiça calabresa são parte da tradição da festa. Segundo a Prefeitura, todas elas são administradas por moradores da cidade. Uma delas é administrada pela família Lazzarini há 30 anos. "Movimenta a economia desde o supermercado que vende, a loja de materiais de construções que vende a lâmpada, o açougue. Não é só a festa, gira o comércio inteiro", diz Antônio Lazzarini, dono da barraca.

Mas tem também as pessoas que vem de longe em busca de oportunidade. É o caso de José Lima, que veio de São Paulo. "É uma oportunidade pra ganhar dinheiro. Todo mundo me diz que a festa é muito boa. Eu não conheço, mas pretendo conhecer e se for bom, todo ano estarei aqui de volta", diz José.

Nos finais de semana as atrações começam às 14h e se estendem até às 2h da manhã. Durante a semana há programação das 20h à meia-noite.

Tradição foi iniciada no século 18
A festa do Bom Jesus de Tremembé nasceu no século 17. Diziam os moradores da época que certo dia apareceu na pequena Vila de Tremembé um senhor peregrino que construiu uma cabana e se isolou dos demais moradores. Quando os vizinhos foram até a cabana encontraram uma imagem com características da arte barroca, do tamanho natural de um homem.

Uma capela foi erguida anos depois, mas foi em meados do século 18 que católicos começaram a se reunir ao redor da Basílica de Tremembé em busca de supostos milagres atribuídos a Bom Jesus de Tremembé. O fluxo de romeiros foi aumentando no decorrer dos anos e a demanda por alimentação também. Nascia aí toda a organização da festa em torno do padroeiro, com a estátua percorrendo a cidade no dia 6 de agosto.

A Prefeitura assumiu a festa em 1969, quando a festa ganhou status de evento oficial.

Shows
A Festa do Senhor Bom Jesus de Tremembé apresenta atrações regionais e nacionais. Veja os destaques:

31/07 - Jota Quest
04/08 - The Cafonas Tropical Band e Simony
07/08 - Bruno & Marrone
11/08 - Padre Antônio Maria
12/08 - Zé Ramalho

Programação religiosa
A programação religiosa segue até o dia 20 de agosto, quando acontece a procissão, missa e subida da imagem do Senhor Bom Jesus do Tremembé.

As missas são realizadas todos os dias às 07h, 15h e 19h. Na segunda-feira (06/08), dia do Bom Jesus, há programação especial com início previsto às 06h da manhã. Neste dia, a procissão pelas ruas de Tremembé segue à partir das 17h.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet