Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Procuradoria denuncia três ex-prefeitos de Januária (MG) por elo com sanguessugas

O Ministério Público Federal em Minas Gerais denunciou três ex-prefeitos de Januária e outras sete pessoas suspeitas de envolvimento com a máfia das sanguessugas --suposto esquema de fraudes em licitações na área de saúde para aquisição de ambulâncias. Eles foram denunciados por crimes contra a administra pública e formação de quadrilha.


Foram denunciados os ex-prefeitos Josefino Lopes Viana -- eleito 1996 pelo PPB, atual PP, e reeleito em 2000 pelo PFL, atual DEM--, João Ferreira Lima, eleito em 2004 pelo PSDB, e Valdir Pimenta Ramos (PPS), que assumiu o comando da cidade no fim de 2004.

Entre os outros sete denunciados estão os empresários Luiz Antônio Trevisan Vedoin e Darci José Vedoin, donos da Planam, apontados pelo Ministério Público como líderes da máfia das sanguessugas.

A reportagem não localizou os ex-prefeitos nem os empresários para comentar a denúncia.

Segundo a denúncia, os acusados teriam fraudado quatro licitações destinadas à aquisição de ambulâncias e dos aparelhos médico-hospitalares. Em três dessas licitações, teria havido ainda superfaturamento, com sobrepreço calculado em 17,65% do valor de mercado dos veículos.

Máfia

A máfia dos sanguessugas foi desmontada pela Polícia Federal em 4 de maio de 2006.

Liderado pelos empresários Darci e Luiz Antônio Vedoin, donos da Planam, o grupo atuava tanto no Congresso --pagava propina por emendas parlamentares destinadas à compra de ambulâncias e materiais hospitalares-- quanto na licitação nos municípios beneficiados com as verbas.

Segundo a denúncia, havia um "núcleo parlamentar" que viabilizava a aprovação das emendas, "possibilitando, assim, adquirirem de forma superfaturada ambulâncias da Planam e outras empresas de fachada".

Os supostos pagamentos da Planam aos parlamentares, diz a denúncia, eram feitos por meio de intermediários "de forma a dificultar a identificação da origem espúria da riqueza". No total, a quadrilha teria movimentado R$ 110 milhões.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet