Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Complexo de Manguinhos irá receber UPP após ocupação da polícia, diz Secretaria de Segurança

A Secretaria de Segurança do Estado confirmou na noite deste sábado (13) que a ocupação das tropas da PM (Polícia Militar) nas comunidades de Manguinhos, Mandela e Varginha, prevista para iniciar na manhã de domingo (14), será para preparar a região para receber uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora). Em apoio à operação, tropas da Polícia Civil também atuarão no Jacarezinho, comunidade vizinha ao Complexo de Manguinhos.


Após a ocupação dos complexos do Alemão e da Penha, no fim de 2010, as favelas do Jacarezinho e de Manguinhos, Mandela e Varginha, que formam o Complexo de Manguinhos, se transformaram no principal reduto da maior facção criminosa do Rio.

Manguinhos, por exemplo, se tornou o maior centro distribuidor de drogas da organização criminosa. As cargas de maconha, cocaína e crack chegam em grandes quantidades e são separadas, preparadas para a venda e enviadas para outras favelas da mesma facção.
As duas comunidades são dividas por avenidas importantes da zona norte, como Dom Hélder Câmara e Democráticos. Pela circulação de traficantes armados com fuzis entra as duas comunidades e dos frequentes tiroteios, a região ficou conhecida como “Faixa de Gaza”. À noite, muitas pessoas evitam circular pela região.

As duas comunidades também se transformaram em pontos de consumo de crack no Rio, alvos constantes de operações da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Além da implantação da UPP, a região também vai receber a Cidade da Polícia, um conjunto de dez prédios que vai abrigar cerca de 30 delegacias especializadas da Polícia Civil, onde vão trabalhar cerca de 3.000 agentes, até junho de 2013.

Ajuda da população

A secretaria pede que os moradores dessas comunidades colaborem com o trabalho da polícia, apresentando documentos de identidade sempre que for solicitado.

É importante também que a comunidade ajude a polícia a localizar criminosos e esconderijos de drogas, armas e objetos roubados. Denúncias podem ser feitas para o Disque-Denúncia, pelo telefone (0 xx 21) 2253-1177 ou para o 190 da PM. O anonimato é garantido.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet