Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Por vaga em faculdade, ‘vovó’ do DF faz Enem 32 anos após largar estudos

De olho em uma vida melhor, a manicure Francisca Nirce Cruz, de 47 anos, avó de duas crianças, vai prestar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste final de semana, em Brasília, 32 anos depois de ter abandonado os estudos. Ela sonha em se tornar assistente social.


Francisca Cruz, com a cartilha do Enem na mão, acompanhada da colega de turma Tereza Viana (Foto: Felipe Néri/ G1)
Francisca conclui no final do ano o curso de educação de jovens e adultos (EJA) que frenquenta numa escola pública de Brasília, a 26 quilômetros de Santa Maria, onde ela mora. Ela disse que estuda entre uma e duas horas diariamente – em geral, durante o intervalo de almoço no salão de beleza em que trabaha, na Asa Sul.

“Com o Enem, tenho a chance de conseguir algo melhor para ser algo melhor. Quero deixar de ser o que sou para ser o que quero. Pretendo trabalhar com pessoas carentes, acho que tenho o dom para isso”, afirmou.

Divorciada, mãe de quatro filhos e com dois netos, ela acredita que o Enem seja a chance para conseguir entrar numa faculdade e poder melhorar de vida.

Na hora do estudo, ela recorre aos filhos universitários nas disciplinas em que tem alguma dificuldade, como matemática e física. O mais velho, de 29 anos, é estudante de economia na Universidade de Brasília (UnB) e já concluiu a graduação em pedagogia na mesma instituição. Outra filha, de 27 anos, faz nutrição, também na UnB. “São os meus filhos que me incentivam e tiram as minhas dúvidas quando eu preciso.”

Apesar de estar fazendo o exame pela primeira vez, Francisca diz que espera um bom resultado. “Sei que tem gente que se prepara há mais tempo que eu, mas estou confiante. O Enem pode ser uma mudança muito grande. Estou ansiosa, apreensiva. Nervosa, não”, declarou.

Francisca faz parte de um contingente de 473 mil candidatos – 8% dos 5,7 milhões de inscritos para fazer as provas neste sábado (3) e domingo (4) – que retomaram os estudos por meio do programa de educação de jovens e adultos. O programa é destinado a pessoas com mais de 15 anos de idade que não tiveram acesso ou não concluíram os estudos no ensino fundamental ou médio.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet