Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Viagem Segura faz um ano com mais de 3,6 mil atuações por embriaguez

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS) e o governo do Rio Grande do Sul divulgaram na tarde desta segunda-feira (19) o balanço de um ano da Operação Viagem Segura com uma estatística preocupante. Dos 12.436 testes de bafômetro realizados, 3.655 resultaram em autuações por embriaguez ao volante, o que representa 29% do total de testes.


Do total de motoristas retirados das ruas por dirigirem sob efeito de álcool, 858 foram levados à delegacia por apresentarem níveis acima de 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido dos pulmões, que o Código Brasileiro de Trânsito configura como crime de trânsito.

Durante as 13 ações de fiscalização realizadas no período, mais de 1,2 milhão de veículos foram abordados, com 149 mil infrações registradas. Cerca de 15 mil veículos foram recolhidos, além de mais de 4,4 mil carteiras de habilitação recolhidas. A média foi de 20 mil veículos abordados em cada uma das 13 edições da Operação Viagem Segura.

De acordo com o balanço do Detran-RS, o ano de 2012 registrou a menor média de mortes no trânsito por dia nos feriados desde 2007. A média ficou em 5,8, contra 6,1 em 2011 e 7,6 em 2010. O levantamento também apontou os seis pontos mais críticos das rodovias no estado e constatou que, nesses pontos, houve redução da média de 10,6 mortos/mês para 9,1 mortos/mês após o inícios das operações de reforço na fiscalização.

Outro dado revela que a maioria das mortes nas estradas gaúcha ocorre no última dia dos feriados, com volume de 6,2 mortes por dia, contra 5,8 no período intermediário e 5,7 nos primeiros dias. A maioria dos acidentes com vítimas fatais (51%) ocorrem entre a noite e a madrugada. O perfil das vítimas mostra que 77% são do sexo masculino. Se considerados ambos os sexos, 31% estão na faixa etária de 21 aos 34 anos.

Em relação ao feriado da Proclamação da República, cujos dados não foram computados no levantamento, chamou atenção o aumento no número de infrações registradas pelos fiscais de trânsito nas rodovias gaúchas, que chegou a 3.525. Na comparação com a média das últimas 12 operações, a alta foi de 50,2%. Foram mais de 19,6 mil veículos abordados durante os quatro dias de operação na semana passada.

Apesar do aumento das multas, o número de vítimas fatais apresentou redução. A média foi de 2,6 mortes por dia, que representa redução de 33,2% nas mortes em relação a média de um ano de operações no estado. O acidente que matou sete pessoas na manhã desta segunda-feira (19) na BR-386, em Soledade, não foi computado, já que a operação foi encerrada a 0h de domingo (18).

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet