Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de julho de 2024

Notícias | Brasil

EUA e Reino Unido fornecem apoio a operação militar francesa no Mali

O Ministro das Relações Exteriores francês, Laurent Fabius, afirmou que os EUA estão fornecendo auxílio em transportes e comunicação ao país na operação militar contra rebeldes no norte do Mali.


A declaração do ministro foi feita à rádio RTL neste domingo (13), e não forneceu mais detalhes.

No sábado, autoridades americanas disseram ter oferecido o envio de aviões não tripulados, os chamados drones, para o Mali.

Há três dias, a França tem usado caças e helicópteros de combate para bombardear ao menos quatro cidades tomadas por rebeldes extremistas islâmicos no norte do Mali. O país, com a maior população islâmica da União Europeia, teme que grupos ligados à Al Qaeda, como a Ansar Al-Din, usem a região --fora do domínio do governo malinês desde meados de 2012-- como plataforma de ataques terroristas à Europa.

AUXÍLIO BRITÂNICO

Dois aviões britânicos partem neste domingo do Reino Unido à França para dar apoio às Forças Armadas francesas na ofensiva em Mali, desdobrada para deter o avanço de grupos salafistas, segundo confirmaram fontes do Ministério da Defesa.

O primeiro dos aviões, um C17 de carga da RAF (Real Força Aérea, na sigla em inglês), já chegou a uma base aérea de Paris, enquanto o segundo, do mesmo tipo, partirá nas próximas horas, informa a "BBC".

O primeiro C17 será carregado com equipamentos e partirá rumo ao país africano na segunda (14), em uma só viagem, enquanto o segundo fará voos entre França e a capital malinesa, Bamaco, nos próximos dias, aponta a rede pública.

O governo britânico anunciou ontem que ofereceria apoio logístico "para transportar tropas estrangeiras e equipamento militar" a Mali, mas precisou que não enviará soldados.

O primeiro-ministro, David Cameron, expressou sua "profunda preocupação" com o avanço dos rebeldes, que "estendem o alcance dos grupos terroristas e ameaçam a estabilidade do país e da região em seu conjunto".

Cameron declarou ainda ser necessário "impulsionar urgentemente a aplicação de resoluções do Conselho de Segurança da ONU sobre Mali e assegurar que a intervenção militar seja reforçada com um processo político inclusivo que leve às eleições e ao retorno de um Governo civil".

BOMBARDEIOS

O Ministério de Defesa da França havia anunciado que, neste domingo, quatro aviões de caça Rafale perpetraram várias incursões aéreas nas cercanias de Gao, no norte de Mali, nas quais foram destruídos "campos de treinamento, infraestruturas e depósitos logísticos de grupos terroristas".

"Esta missão foi efetuada por quatro Rafale que decolaram da França e com os quais se reforça o dispositivo aéreo francês", disse em comunicado o titular da Defesa, Jean-Yves Le Drian.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet