Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Ministros defendem Bolsa Família, mas admitem erros



Em evento nesta quinta-feira, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, defendeu a execução do programa Bolsa Família, uma das principais vitrines do PT, mas disse reconhecer 'erros' e 'limitações' na tentativa de tirar milhões de brasileiros da miséria.

Na avaliação do ministro, a ascensão social de milhares de brasileiros registrada nos últimos anos decorre de 'vontade política' e da determinação de priorizar a assistência aos brasileiros situados na faixa de extrema pobreza. Para ele, essa determinação começou a 'espantar esse fantasma da miséria que ainda permanece na nossa geração'.

'Nada disso que está acontecendo no Brasil acontece por alguma ação ou com algum principio de inércia. É uma vontade política de estar com o povo, mesmo com todos os erros nossos, que nós reconhecemos, mesmo com todas as limitações', disse o ministro ao participar de debate no Palácio do Planalto sobre a execução do programa. Desde o lançamento, diversas fraudes foram detectadas por órgãos de fiscalização e controle.

'Combater a miséria não é decreto, é muito trabalho e um enorme conjunto de ações que formam essa rede de proteção', acrescentou.

Na avaliação da ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, há desafios de localização e cadastro de cidadãos situados na condição de miséria que ainda não são contemplados pelos programas sociais.

'O Bolsa Família é, com muito orgulho, uma parte desse processo que tirou milhões e milhões de brasileiros da pobreza', disse Tereza Campello. 'Não achamos que é suficiente nem que terminou nossa tarefa', acrescentou, citando a ampliação do programa anunciada em fevereiro.

O governo anunciou a ampliação da complementação de renda do Bolsa Família para alcançar os últimos 2,5 milhões de beneficiários do programa que ainda permaneciam em situação de extrema pobreza. Com a expansão, foi atingida a marca de 22 milhões de pessoas retiradas da condição de extrema pobreza. Todas as famílias atendidas pelo Bolsa Família terão renda mensal mínima de R$ 70 por pessoa - limite abaixo do qual se configura a miséria.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet