Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Ação antipirataria apreende 33 mil CDs e DVDs em feira de Brasília

Agentes do Comitê de Combate à Pirataria do Distrito Federal divulgaram nesta quinta-feira (7) a apreensão de 33 mil CDs e DVDs falsificados que eram comercializados na Feira de Importados, no SIA. A operação foi realizada nesta quarta pela Polícia Civil com apoio dos fiscais da Secretaria da Ordem Pública e Sociail (Seops) e da Polícia Militar. Onze pessoas foram presas durante a fiscalização.


O comitê informou que entre os presos havia três mulheres. Eles foram autuados em flagrante, mas foram libertados após pagar fiança de R$ 2,5 mil. O crime de violação de direito autoral prevê pena de dois a quatro anos de prisão, além de multa.

A fiscalização recolheu as mídias em 12 bancas do bloco C da feira. Além dos CDs e DVDs, foram apreendidos 96 produtos eletrônicos que eram utilizados como acessórios na venda do material ilegal. Os produtos foram encaminhados para depósito, onde ficam à disposição da Justiça. Após análise e ação judicial, os produtos serão destruídos.

Balanço
Desde a criação do Comitê de Combate à Pirataria, em 2011, seis operações já foram realizadas na Feira dos Importados do SIA. Este ano foram quatro ações contra a pirataria que, de acordo com levantamento da Seops, provocou a migração de 20% dos feirantes para venda de outros produtos.

“Onde antes tínhamos até cem bancas trabalhando com pirataria, hoje temos menos de 80”, disse o delegado Luiz Henrique Sampaio. Atualmente, há cerca de 2 mil bancas na Feira dos Importados.

No mês passado, balanço apresentado pela Seops apontou que de janeiro a dezembro do ano passado foram apreendidas 1,2 milhão de mídias piratas em todo o DF. A maior parte das apreensões ocorreu em Taguatinga. No período, 183 pessoas foram presas comercializando os produtos piratas.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet