Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Brasil

'É um fenômeno', diz homem que colheu batata-doce gigante no RS

João Basílio Varela, de 61 anos, é morador da localidade de Granja Santa Rosa, no município de Capivari do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Ganha dinheiro trabalhando com perfuração de poços artesianos, mas tem como paixão mexer com as plantas. Há cerca de 20 anos, sustenta uma pequena horta no pátio de casa. Foi nesta plantação que, na terça-feira (23), colheu uma batata-doce que pesa 9 quilos e mede cerca de 1 metro.


"Nunca tinha visto nada igual. Isso não é comum. O formato dela também é diferenciado. É um fenômeno da natureza. A alegria da minha vida é trabalhar com a terra, capinar o mato. Trabalho com isso há anos, mas nunca tinha ouvido falar de uma batata-doce com este tamanho", disse João Basílio.

Segundo o pequeno agricultor, uma explicação possível para o fato é o local onde foi feita a plantação. "A terra é forte por aqui".

No entanto, o técnico agrônomo da Emater, Ênio Ângelo Todeschini, disse que o tipo de terra, o clima ou a forma como foi feita a adubação não explicam a formação da batata-doce gigante.

"Se fosse a adubação, o clima ou a terra, outras raízes se formariam da mesma forma. O que ocorreu foi uma espécie de câncer nesta batateira. As células tiveram um desenvolvimento mais acelerado. Isto pode ter sido causado por uma virose, um fungo ou um gem recessivo. A raiz pode ter se machucado no meio de duas pedras no início da formação. São diversas as possibilidades", explica o técnico agrônomo.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet