Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Terrenos sem limpeza atraem insetos e moradores reclamam, em RO

Moradores de Cacoal (RO) reclamam da proliferação de insetos por causa da falta de limpeza de terrenos baldios na cidade. Segundo o secretário de Meio Ambiente Jorge Murer, os proprietários de terrenos baldios que não realizarem a limpeza poderão receber notificação com prazo de até 72h para solucionar o problema, caso contrário multas são aplicadas e podem chegar até R$ 739,90.


No Bairro Village do Sol I, a costureira Maria Madalena Açioli, de 53 anos, reclama da grande quantidade de caramujos africanos que surgem do terreno em frente a casa onde mora. “Tenho um cunhado que de vez em quando realiza a limpeza nesse terreno, porque ninguém aguenta a quantidade de caramujos que estão se criando nesse local”, desabafa a costureira que diariamente junta os caramujos e coloca cal para evitar que tomem conta do quintal.

O funcionário público Léo Oliveira, de 46 anos, comentou que já mora no Bairro Novo Cacoal há 13 anos e sempre conviveu com o terreno baldio ao lado da casa onde mora. “Esse terreno sujo atrai mosquitos da dengue, pernilongos e caramujos”, disse o morador, destacando que no período chuvoso a situação se complica, mesmo porque a rua não tem rede de esgoto.

Adriano Gonçalves, de 29 anos, conta que mora no Bairro Conjunto Halley há mais de um ano. Nesse período a limpeza do terreno baldio ao lado de sua casa nunca foi realizada. “O mato é alto, como tenho criança pequena acabo ficando com medo de cobras e de bandidos fazer do terreno esconderijo”, contou.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente Jorge Murer, existe no município um código de postura criado em 1985, onde determina que o proprietário do terreno tem por obrigação manter limpo. “Quando a Lei não é respeitada a prefeitura notifica estipulando um prazo de 72 horas para que a limpeza seja realizada. Caso não seja limpo no prazo, a prefeitura emite a multa”.

O secretário contou ao G1 que diariamente são realizadas notificações e multas, mas não soube dizer a quantidade de multas aplicadas em 2012. Realizar a limpeza no terreno é outra medida adota pelo município. “Após a notificação, se o proprietário não realizar a limpeza, a prefeitura também tem a alternativa de enviar maquinários e fazer cobrança do serviço junto com o IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbano]” esclareceu o secretário.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet