Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Famílias que vivem em grotas de Maceió têm medo de desabamentos

Mais de 150 famílias que vivem no bairro do Clima Bom, parte alta de Maceió, estão com medo que suas casas desabem.Moradores vivem à beira de uma grota e muitas casas no local estão cheias de rachaduras.


O servente de Pedreiro Gilson Júlo Cosmo mostra as condições do chão da casa onde ele e mais 11 pessoas moram. O piso fofo e as rachaduras nas paredes são sinais de que o pior poderá acontecer a qualquer momento. "Eu não posso tirar minha família daqui e colocar na rua, aí tenho que enfrentar o perigo mesmo", conta.

A erosão da barreira da grota já derrubou dezenas de casas. As que se mantém estão com a estrutura comprometida. Clébio Pedro da Silva e a família deixaram o local este ano mas, para pagar o aluguel do outro imóvel, o marceneiro precisa continuar trabalhando aqui.

"A casa do meu vizinho já caiu. Eu fico aqui dormindo, mas em alerta, com medo da minha cair também, e foi por isso que eu saí", relatou.

O problema se agrava do outro lado, na rua. O esgoto que corre a céu aberto passa por baixo de algumas casas."Fica tudo cheio de água por aqui. Eu coloquei esses batentes para não entrar água aqui, mas aqui fica tudo alagado", afirma o comerciante Gilvan Silva.

Segundo o líder comunitário do bairro, Joaquim Norberto, a área à beira da grota foi ocupada há mais de 15 anos e continua sendo invadida."É preciso que o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil venham no local e vejam a situação dessas famílias, são muitas pessoas morando nessa área de risco. Se eles não tomarem as providências, nós iremos registrar pessoas soterradas", alerta Norberto.

O coordenador do Centro de Gerenciamento da Defesa Civil de Maceió disse que diariamente recebe reclamações das comunidades das áreas de risaco, mas não soube dizer se recebeu da comunidade mostrada na reposrtagem. A assessoria da Secretaria de Infraestrutura da capital informou que não tem conhecimento do problema.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet