Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Estudo prevê trânsito 40% mais lento em dia de jogo da Copa em Fortaleza

O tráfego de veículos deve ficar até 40% mais lento em dias de jogos da Copa das Confederações, segundo estudo desenvolvido por empresas de fornecimento de informações de trânsito desenvolvido nas seis capitais que vão sediar jogos do evento, a partir deste sábado.


De acordo com a previsão, o trânsito deve ser mais intenso nos jogos de 19 de junho quando jogam Brasil e México. Em 23 de junho, quando jogam Espanha e Nigéria, em um domingo, o trânsito deve ficar até 20% mais lento nas proximidades do Castelão onde o trânsito não sofre restrições. Após as partidas, o estudo prevê congestionamento de até duas horas.
A pesquisa foi feita pelas empresas MapLink e Inrix, que levam em consideração as intervenções no trânsito para adequar as cidades à realização dos jogos.

“Em nossa experiência analisando o tráfego para grandes eventos, como os Jogos Olímpicos de Londres, nunca vimos dados mostrando tempos de deslocamento dobrando em algumas regiões, como estamos vendo próximo à Copa das Confederações”, diz Jamie Holter, analista de tráfego.

Em Fotaleza, o entorno do Castelão estará fechado para o tráfego de veículos não autorizados. Os torcedores terão que deixar os veículos em estacionamentos credenciados (Parangaba, Unifor, Aeroporto, Shopping Via Sul e Cambeba) e, nesses locais, usar um transporte público gratuito até o Estádio Castelão.

Outra estratégia adotada para reduzir o tráfego em dias de jogos em Fortaleza foi decretar feriado municipal. Ainda de acordo com a prefeitura, 160 agentes de trânsito vão trabalhar nos dias de jogos. Os torcedores que tiverem ingresso poderão usar ônibus de transporte urbano gratuitamente.

Também atuarão 50 viaturas, 50 motos e 24 motociclistas das polícias rodoviárias estadual e federal, que farão a escolta das seleções. Nos dias de jogo também serão feriados municipais.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet