Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Jovem morto em protesto é enterrado sob aplausos em Ribeirão Preto

O corpo do estudante Marcos Delefrate, de 18 anos, morto após ser atropelado durante a manifestação na noite de quinta-feira (20), foi enterrado no fim da tarde desta sexta-feira (21) em Ribeirão Preto (SP). A cerimônia foi acompanhada por cerca de 200 pessoas, algumas carregando bandeiras do Brasil e outras usando camisetas pretas com as inscrições "Luto" e "Marcos herói". A cavalaria da Polícia Militar também esteve presente para garantir a segurança no local.


Enquanto o caixão era colocado no túmulo, os participantes fizeram uma oração, cantaram o Hino Nacional e depois aplaudiram o jovem. Entre familiares e amigos, muitos curiosos também acompanhavam emocionados os minutos finais de despedida. Entre eles estava a universitária Giovana Arduíno, de 19 anos, que também participou do protesto em Ribeirão na noite de quinta.

Giovana disse que presenciou a movimentação, após o atropelamento do jovem e de outras 12 pessoas por um carro modelo SUV. Ela disse estar indignada porque o motorista fugiu sem prestar socorro e decidiu ir ao enterro, acompanhada da mãe, para apoiar a família do rapaz.

"Não conhecia ele, mas estou aqui para oferecer o meu apoio. Quero que os pais dele sintam que estamos aqui, ao lado deles, é isso que podemos fazer. Essa sensação de impunidade dá muita raiva e revolta a gente", afirmou.

Giovana e a mãe também estarão na manifestação marcada pelo Facebook para a noite desta sexta-feira (21), em protesto à morte do estudante. O grupo deve percorrer o mesmo trajeto da noite passada, a partir das 18h30, saindo da esplanada do Theatro Pedro II em direção ao cruzamento das avenidas Professor João Fiúsa e José Adolfo Bianco Molina, onde o acidente aconteceu.

Em nota, a Polícia Militar informou que acompanhará a passeata, inclusive com apoio da cavalaria e do helicóptero Águia. A assessoria da Prefeitura informou, porém, que a Guarda Civil não estará presente porque deve zelar apenas pelo patrimônio público. Ainda segundo a administração municipal, agentes da Transerp devem orientar os motoristas durante o trajeto.
Participantes oraram e cantaram o Hino Nacional antes do enterro do estudante (Foto: Rodolfo Tiengo/G1)Participantes oraram e cantaram o Hino Nacional antes do enterro do estudante (Foto: Rodolfo Tiengo/G1)

Velório
Durante o velório, na tarde de sexta-feira, o clima era de revolta. Em todos os bancos da igreja, pessoas choravam e repetiam o mesmo lamento: “Era um bom rapaz.” Delefrate era filho único e morava com os pais e a avó paterna no bairro Ipiranga, a poucos quarteirões onde está localizada a paróquia onde ocorreu o velório. O jovem, inclusive, tocava violão no grupo de jovens da igreja e não perdia as missas aos domingos, conforme contou a avó Maria Pimentel Delefrate.

“A vida dele era um convívio bonito com os amigos da igreja. Ele não era de sair, nem de beber. Aliás, ele ajudou três amigos a sair do mundo das drogas. Isso que aconteceu ontem foi uma coisa horrível. Agora, nossa casa está vazia”, disse a aposentada.

A corretora de imóveis Sandra Queiroz, vizinha da família, confirmou o relato da avó. Sandra contou que, pela manhã, Delefrate era estagiário em uma concessionária de caminhões; à tarde, o jovem fazia um curso técnico; e no período da noite concluía o terceiro ano do Ensino Médio. “Ele saía de casa às 5h e só voltava depois das 22h. A mãe dele estava até preocupada de ele ir nesse protesto, mas como estava de férias, ela deixou”, afirmou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet