Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Documento prevê até 750 novas autorizações para táxis

A Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs) publicou nesta quarta-feira (26) as diretrizes para a audiência pública que dará início ao processo para a ampliação da frota de táxis da capital paranaense. O documento prevê licitação para concessão, por 35 anos, de até 750 novas autorizações para serviços de táxi na cidade.


Na proposta, está previsto que a frota atual de 2.252 táxis seja ampliada para até 3.002 carros. O limite de autorizações é estabelecido por lei municipal que determina a existência de, no mínimo, um táxi para cada 700 habitantes e, no máximo, um táxi para cada 500 habitantes. Segundo a prefeitura, o lote a ser licitado poderá ser dividido em sub-lotes destinados a táxi convencional, compartilhado, elétrico e para motoristas com deficiência.

A capital paranaense conta com o mesmo número de táxis desde a década de 1970. Do total, 2.227 são convencionais, 21 são executivos, quatro são adaptados para pessoas com deficiência e 67,6% operam com rádio táxi.

A prefeitura informou que o valor de outorga proposto é o equivalente a 500 quilômetros rodados por ano. Esse valor, na tabela atual, representa R$ 1.000,00 a serem recolhidos anualmente – entre 1° de janeiro e 30 de junho.

Possuir um veículo com ano de fabricação superior a 2009 e apresentar o automóvel no prazo de 60 dias, prorrogáveis por mais 60 dias, além da participação no curso Táxi Tour, previsto em lei federal, estão entre os requisitos nas diretrizes para os interessados em obter uma autorização.

O documento com as diretrizes para a audiência pública está disponível no site da Urbs. O encontro será realizado no dia 4 de julho no Salão de Atos do Parque Barigui, às 19h.

Além de participar da audiência, a população ainda poderá contribuir com a elaboração do edital de licitação oferecendo contribuições por escrito. O formulário para apresentação de sugestões, críticas e esclarecimento de dúvidas também estará disponível no site da Urbs a partir desta quarta-feira. Ele pode ser enviado por e-mail, e o envio deve ser feito, a partir da audiência, até as 18h do dia 8 de julho.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet